PRE/TO denuncia prefeito de São Salvador do Tocantins por corrupção eleitoral

Doações de dinheiro e materiais para construção a eleitores viciaram o processo eleitoral

Fonte: MPF

Comentários: (1)




O Ministério Público Eleitoral, por intermédio da Procuradoria Regional Eleitoral no Tocantins, ofereceu denúncia ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE/TO) contra o atual prefeito de São Salvador do Tocantins, Denival Gonçalves da Cruz, e as servidoras públicas do município Emivan Moura Facundes e Eliete Moura Facundes por corrupção eleitoral em continuidade delitiva. Os três denunciados encontram-se incursos nas sanções previstas no artigo 299 do Código Eleitoral, combinado com o artigo 71 do Código Penal, por 268 vezes.


Durante o pleito municipal de 2008, quando concorria à reeleição em São Salvador do Tocantins, Denival agiu juntamente com as então secretárias do Trabalho e Ação Social Emivan Facundes e de Finanças Eliete Facundes, para dar de forma reiterada dinheiro e outras vantagens a diversos eleitores a fim de obter seus votos, viciando o pleito eleitoral. Segundo a denúncia eleitoral, Denival praticou uma verdadeira compra institucionalizada de votos ao utilizar-se da Secretaria do Trabalho e Ação Social para fazer doações custeadas pelo erário, no intuito de sagrar-se vencedor naquele pleito.


Estudo realizado pela Promotoria de Justiça de Palmeirópolis revelou que, no ano de 2008, os denunciados realizaram doação de dinheiro e outras benesses a eleitores por meio da Secretaria do Trabalho e Ação Social do município, no valor total de R$ 172.189,12. O estudo também mostrou que 268 pessoas foram beneficiadas com as doações naquele ano, sendo que, destes, 236 pessoas eram eleitores do município, o que representa 8,7% do eleitorado. À época, 2.694 eleitores estavam inscritos no município. Embora amparado por lei municipal, no ano anterior apenas 28 pessoas foram beneficiadas, e em 2006 apenas 13 pessoas receberam doações da Secretaria do Trabalho e Ação Social. Esta discrepância nos números evidenciaria o dolo por parte dos denunciados.

Palavras-chave: Benefícios; Eleições Corrupção; Denúncia

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/preto-denuncia-prefeito-de-sao-salvador-do-tocantins-por-corrupcao-eleitoral

1 Comentários

Dione Carlos Funcionario Público07/08/2012 20:11 Responder

Eu presencei essa compra descarada de votos durante as eleições de 2008 em São Salvador, uma vergonha de uma pessoa que se diz humilde e que pela fraqueza de sua administração teve a de se sujeitar e esta situação. Isso ja seria o bastante pra mandar toda essa mafia para a cadeia, porém foi muito mais que isso, pais, mães e muitas pessoas que tem dependentes para o sutento foram humilhados e perseguidos por essa corja que ora administra ou melhor pensam que mandam na nossa querida São Salvador. Vamos meu povo esse ano nós que estamos com o poder cabe a nós escolhermos o fim da ditadura que se instaurou em nossa cidade que defende apenas os interesses politicos partidários ou a esperança de dias melhores.

Conheça os produtos da Jurid