Presidente usa termo chulo em discurso

Entre as diversas metáforas que empregou para tranqüilizar os brasileiros diante da situação econômica, Lula comparou a relação entre a sociedade e o governo com a de um médico e seu paciente.

Fonte: Veja Online

Comentários: (7)




Em visita ao Rio de Janeiro nesta quinta-feira, durante a cerimônia de lançamento das linhas de aço do Fundo Setorial do Audiovisual, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva dedicou pelo menos 40 minutos de seu discurso para falar sobre a crise financeira mundial. Entre as diversas metáforas que empregou para tranqüilizar os brasileiros diante da situação econômica, Lula comparou a relação entre a sociedade e o governo com a de um médico e seu paciente. E para afastar o pessimismo, disse que o doente jamais deve ouvir: "meu, sifu" (sic).

A metáfora foi a forma encontrada por Lula para mostrar o quanto a desconfiança do consumidor pode agravar a crise. "Imaginem vocês, se um de vocês fosse médico e atendesse a um paciente doente, o que vocês falariam para ele? Olha, companheiro, o senhor tem um problema, mas a medicina já avançou demais, a ciência avançou demais, nós vamos dar tal remédio e você vai se recuperar. Ou você diria: meu, sifu", disse o presidente. "Vocês falariam isso para um paciente de vocês? Vocês não falariam".

O termo chulo foi suprimido da transcrição oficial do discurso, publicada no site da Presidência. No lugar da expressão "sifu", aparece a explicação de que o som estava inaudível no momento. Mas outras metáforas foram publicadas na íntegra na transcrição. Uma delas foi quando Lula comparou a crise financeira a uma "diarréia insuportável" e o mercado a "um adolescente", que se dizia soberano mas revelou-se dependente dos pais - no caso, o governo.

"Filho quando tem dor de barriga volta para casa, quando tem gripe volta para casa, quando não tem dinheiro volta para casa", disse. "O que aconteceu com o famoso mercado onipotente? Quando o mercado teve a dor de barriga, que não foi uma dor de barrigazinha, foi uma diarréia daquelas, braba, insuportável... Quando o mercado teve essa diarréia, quem é que eles chamaram para salvá-los? O estado, que eles negaram durante 20 anos".

O presidente ressaltou ainda o quanto a decisão dos consumidores de evitarem as compras pode agravar a situação financeira do país. "É preciso alguém dizer para ele [o consumidor] que ele vai perder o emprego exatamente por não comprar. Na hora em que ele não compra, a indústria não produz, o comércio não vende e em algum lugar vai estourar. E vai estourar exatamente na produção industrial", afirmou Lula, acrescentando que se sente um Dom Quixote por tentar pregar sozinho o otimismo "de uma coisa muito prática, que é fazer a economia girar".

Palavras-chave: Presidente

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/presidente-usa-termo-chulo-em-discurso

7 Comentários

acimael nogueira cunha advogado06/12/2008 19:41 Responder

Quanto ao presidente de ter usado ter chlo para discursar, acredito sim, é isso que faz a diferença, e o coloca cada vez mais perto do povão. Parabéns presidente por dizer aquilo que o povo entende, a linguagem popular. de outra maneira que o Lula cada vez aumenta o indice de aceitação do povo. Em toda a nossa história política tivemos grandes intectuais, que nada fizeram, mas dizsseram de forma culta que iriam fzer. Sou fã do presidente Lula, para mim ele é um dos melhrores. Hipócritas e metidos, são aqueles que para se passarem por itelectuais, falsos moralistas negam sua apreciação ao presidente, saibam, eles que analfabetos não é só quem deixa de estudar, mas sim, aqueles que fingem que tudo entendem e não conhecem nada da vida, e aí, " sifu". Dr. Acimael Nogueira Cunha

Kurisco Trabalhador06/12/2008 21:20 Responder

Espero que esse espaço para comentários não se perca ou se vulgarize com a participações de determinados irresponsáveis, medíocres e baba-ovos, iguais aos que temos a indelicidade de deparar em alguns jornais e colunas banais. Por favor! Esse tal doutorzinho Acimael, pelo amor de Deus, é um aculturado político e é o que ele mesmo descreveu: pensa que entende de tudo e sabe nada! E deixa muito claro que foi por meio de tipos de eleitores aculturadose como esse que hoje temos um presidente chulo e uma figura folclórica como tal. O Povo não necessita para que um estadista se aproxime, que esse utilize de banalidades, de termos chulos, de atitudes banalizadas caseiras ou de botiquim. Não! Presidir e liderar um país como o Brasil nunca foi, não é, e não será como se governa uma casa de protituição ou uma cenzala, ou uma instituição de débeis mentais! Para esse que, pasmem, se diz "doutor", entende que a postura do Lula é própria de uma cultura popular, imaginemos então, como esse será em uma roda de amigos ou em um evento social? Será esse, tal e qual o chulo um fatástico adepto da "caninha 51" ? Ora, Ora..... Vá te f......(gostou aculturado? Aliás, o termo é popular, portanto, não poderá zangar-se!) Por favor, senhore(a)s responsáveis por esse espaço, viabilizem a censura a determinadas posturas levianas e irreponsáveis... Abraços....

RONALDO Advogado06/12/2008 23:20 Responder

O QUE COMENTAR DESSA DESGRAÇA CHAMADA PRESIDENTE LULLA. CREIO QUE SÃO AS BOLHAS DA ÁGUA MINERAL QUE ELE TEM TOMADO MUITO.

Essio de Moraes aposentado08/12/2008 12:50 Responder

Em termos, está correto o Presidente, pois, melhor ser otimista do que cultuar a desgraça, chega de ver televisão, revistas e jornais que so pregam a cultura da desgraça e do apocalipse! Antes deveriamos cobrar uma atitude mais honestas dos paises mais desenvolvidos, porque se alguem tem alguma dívida deve por lógico ter também algum patrimônio, a não ser que tivesse jogado todo o seu capital ou dinheiro no lixo.

Ana Maria Pires Rosa Vianna Advogada08/12/2008 19:54 Responder

Ele deveria pedir desculpas ao povo brasileiro e renunciar....só podia estar....ébrio.Muita água mineral faz isso

Tomaz Estudante08/12/2008 22:39 Responder

Ele é o Presidente da RRepública, pode ser analfabeto, bebado e até usar termos chulos, mas continua sendo o Presidente da República, vão cuidar da vida de vocês, hipócritas, que escrevem críticas mas põem em prática a mesma conduta todos os dias!!!!!!!

acimael nogueira cunha advogado28/12/2010 21:13 Responder

Respondendo ao KURISCO, vc com um nome desses ou sei lá talvez apelido, vc é muito chulo, se intitular com esse apelido esdruxulo mais parece um piada. Devia ter vegonha de comentar alguma coisa, aliás, sm querer ofender a classe, vc é umpeão de obra e eu sou Doutor c/ pós-graduação, e vc deve ser doutor em analfabetismo. O kourisco, bem com esse nome ah!ah!ah, tente pelo menos termninar o seu primário. Lembre-se que grandes escritores brasileiros usavam a forma popular de se comunIcarem através da literatura, mas, o que vc deve conhecer bem, é Pá, Tijolo, Martelo, sem querer desmerecer os que se utilizam dessas ferramentas. Eu não sou hipócrita em declarar a minha admiriação pelo Ilustrissimo Presidente Maravilhoso Lula.

Conheça os produtos da Jurid