Prazo prescricional para a cobrança de taxa de sobre-estadia de contêiner é de cinco anos, diz STJ

Decisão, tomada a partir de uma ação de autoria da Pluscargo Brasil, é unânime entre ministros.

Fonte: Alexandre González e Cassio Torres

Comentários: (0)



Reprodução: pixabay.com

Na semana passada, dia 28/10, a 2ª Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) afirmou, em julgamento de repercussão geral, que a pretensão de cobrança de valores relativos à despesa de sobre-estadia de contêineres previamente estabelecidas em contrato de transporte marítimo unimodal prescreve em cinco anos, conforme disposto no artigo 206, parágrafo 5º, inciso I do Código Civil de 2002.


A sobre-estadia de contêineres, ou demurrage, é a indenização paga pelo  embarcador (dono da carga) pelo tempo que exceder ao período contratualmente previsto para a devolução de contêineres ao transportador marítimo nas operações portuárias de carga e descarga.


A decisão, unânime entre os ministros que compuseram o julgamento, acolheu o posicionamento a partir de uma ação de autoria da Pluscargo Brasil, de que o prazo prescricional para casos de cobrança de demurrage em contrato de transporte marítimo (unimodal), amparado por termo de devolução de contêineres, deve ser de  cinco anos e não de somente um ano, em ação representada pelo advogado Alexandre González.


Todas as ações que tramitam no Brasil, e que tem como discussão a temática acima, estavam suspensas desde o ano passado, por conta da proposta de afetação apresentada pelo ministro Ricardo Villas Bôas Cueva.


Nos casos em que não há prévia estipulação no contrato de transporte, aplica-se a regra geral de prescrição de 10 anos, nos termos do artigo 205 do Código Civil.


De acordo com González,  o julgado vai balizar todas as futuras decisões no país que envolvam o tema. "É importante a formação do presente entendimento, que trará de uma vez por todas a segurança jurídica tão esperada para as futuras ações que abordem a presente discussão", comenta.


Sobre a Pluscargo - Com mais de 3 bilhões de dólares em mercadorias transportadas, a Pluscargo é um provedor completo de logística internacional com mais de 20 anos de história. Pertencente ao conglomerado logístico Grupo RAS, a empresa oferece um conjunto de serviços integrados de logística internacional que inclui armazenamento, distribuição, consolidação, seguro de carga, coletas, entregas, entre outras soluções personalizadas para garantir a excelência nos serviços de importação e exportação por diferentes modais. O Grupo Ras é um conglomerado logístico, de origem uruguaia, inaugurado em 1991 e com o objetivo de oferecer soluções logísticas para as mais diversas fases das operações do comércio internacional. O grupo conta com mais de 1000 colaboradores em todo o mundo, em mais de 50 escritórios próprios espalhados em nove países da América Latina.

Palavras-chave: Prazo Prescricional Cobrança Taxa de Sobre-estadia Contêiner Cinco Anos CC

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/prazo-prescricional-para-a-cobranca-de-taxa-de-sobre-estadia-de-conteiner-e-de-cinco-anos-diz-stj

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid