Plano de saúde deve cumprir contrato com hospitais

A Unimed tem o prazo de 90 dias para iniciar o cumprimento do contrato firmado com os hospitais, aplicando os reajustes propostos pela cooperativa durante as negociações

Fonte: TJRN

Comentários: (0)




O juiz da 6ª Vara Cível de Natal, Ricardo Tinôco de Góes, determinou que a Unimed Natal cumpra integralmente o contrato firmado com o Hospital Promater e a Casa de Saúde São Lucas aplicando os reajustes propostos pela cooperativa durante negociações. O magistrado concedeu um prazo de 90 dias para início da incidência do reajuste - cerca de 5% - sobre os contratos.


De acordo com o os autos do processo, autores da ação cautelar afirmam que mantêm contrato com o plano de saúde desde 2003, para prestação de serviços médicos e hospitalares. Alegam que sempre cumpriram as obrigações pactuadas com a Unimed e, ao longo dos anos, sempre fizeram investimentos de grande monta para atender a demanda crescente de atendimento aos pacientes, em especial os conveniados com a demandada.


Ainda segundo eles, nos últimos meses, o contrato da Unimed vem sofrendo grave desequilíbrio econômico, uma vez que nos últimos anos não houve reajuste dos repasses aos hospitais pelos serviços prestados. Ressaltaram, por fim, que o rompimento dos contratos celebrados pelas partes não seria interessante para nenhuma delas, tanto é que foi oferecido um reajuste médio no percentual de 5% a dois dos hospitais autores, a Promater e a Casa de Saúde São Lucas.


O magistrado deixou de fora da decisão o Hospital do Coração - que também faz parte do processo - porque a instituição pediu o descredenciamento da Unimed Natal. "Contudo, o mesmo não se pode dizer em relação ao Hospital do Coração, isto porque junto à inicial não há qualquer indicativo de que a Unimed Natal apresentou-lhe alguma proposta para o reajustamento médio dos serviços por ele prestados", destacou o juiz.


Foi indeferido ainda o pedido para que a Unimed fizesse a publicação de uma nota nos jornais de grande circulação, de que os contratos mantidos com os hospitais continuam em vigor.

 

Processo nº 0139361-80.2012.8.20.0001

Palavras-chave: Plano de saúde; Saúde; Cumprimento; Contrato; Reajuste

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/plano-de-saude-deve-cumprir-contrato-com-hospitais

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid