Parecer à PEC da cassação imediata de condenado sairá em dezembro

Raul Henry: "não podemos atrasar mais esse tema, pois a sociedade pode achar que estamos protelando sua aprovação"

Fonte: Agência Câmara

Comentários: (0)




O relator da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 313/13, deputado Raul Henry (PMDB-PE), vai entregar seu parecer tão logo seja encerrado o prazo para apresentação de emendas. A proposta determina a perda imediata do mandato, sem necessidade de votação em Plenário, de parlamentares que sofrerem condenação criminal em sentença transitada em julgado.


De acordo com o Regimento Interno da Câmara dos Deputados, o prazo para apresentação do parecer é de dez sessões ordinárias do Plenário, a contar do dia 21 de novembro. Pelos cálculos do deputado, o relatório dever ser divulgado em dezembro. Com isso, a discussão e votação ficariam para o próximo ano.


“Não podemos atrasar mais esse tema, sob pena de a sociedade achar que estamos protelando esse assunto”, disse Raul Henry durante a reunião da comissão especial que analisa a PEC.


Falta às sessões ordinárias


A proposta também estabelece a perda do mandato para quem deixar de comparecer a 1/3 das sessões ordinárias sem estar de licença ou em missão oficial; perder ou tiver os direitos políticos suspensos, e para quem tiver cassado o mandato por decisão da Justiça Eleitoral.


A proposta é oriunda do Senado, onde foi aprovada em setembro. Na Câmara, o texto passou primeiro pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, onde teve a admissibilidade aprovada, e agora está em análise na comissão especial.


Audiência pública

Palavras-chave: direito público condenação criminal

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/parecer-a-pec-da-cassacao-imediata-de-condenado-saira-em-dezembro

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid