Organizando Escritórios e Departamentos Jurídicos - Recife
Módulo II - Gerenciamento humano - 13 de dezembro - quinta-feira - das 14:30 às 18:30 h - Recife/PE
Módulo III - Marketing aplicado à área jurídica - 14 de dezembro - sexta-feira - das 9 às 13 h - Recife/PE
O que esperar deste curso: as modificações estruturais pelas quais a área jurídica vem passando nos últimos anos contribuíram para exigir dos advogados e do corpo administrativo de escritórios, sociedades e departamentos jurídicos empresariais visão e ação empresariais, sem que isto implique na descaracterização da profissão ou no desrespeito às normas legais que regulam a advocacia. Dividido em três módulos, o curso pretendeu apresentar alternativas de gerenciamento físico, financeiro, humano e de marketing que contribuam para inserir gestores de negócios jurídicos no novo contexto da advocacia empresarial. A partir de técnicas simples, mas muitas vezes desconhecidas dos profissionais da área jurídica, os instrutores, que são especialistas na prestação de consultoria organizacional para escritórios e departamentos jurídicos, abordaram os principais temas pertinentes à organização dessas estruturas empresariais.
Público alvo: advogados, profissionais da área administrativa em geral (diretores, gerentes, assistentes, secretárias e estagiários) de escritórios de advocacia, sociedades de advogados de médio e pequeno porte e de departamentos jurídicos empresariais.
O curso é dividido em três módulos independentes entre si, cada um com quatro horas de duração:
MÓDULO I - Gerenciamento físico e financeiro
- Como planejar e estruturar o escritório - elaborando o planejamento estratégico;
- Manual de procedimentos - normas e padrões de funcionamento: como elaborar, sugestões de modelos;
- Como calcular o custo do serviço de acordo com cada estrutura;
- Estruturação de organização e cobrança de honorários;
- Estruturação de organização, cobrança e recuperação de despesas - como evitar prejuízos;
- Equipamentos e sistemas;
- Gerenciando o escritório por meio do software de controle processual;
- Indicação dos principais softwares de controle processual do mercado;
- Organização de arquivos jurídicos, administrativos, pessoais e biblioteca;
- Organização de documentos em geral.
MÓDULO II - Gerenciamento humano
- Visão e missão do escritório: apresentação, importância e ferramentas necessárias para construção desse tipo de estratégia;
- Recrutamento e seleção - princípios básicos para uma contratação eficaz;
- Delegação de tarefas;
- Estratégias motivacionais;
- Apresentação de "Estruturas horizontais";
- Regulamento interno: qual a importância do regulamento interno na gestão da empresa;
- Administração de conflitos;
- Atribuição de funções: o profissional como parte da equipe, e não como cargo isolado;
- Como elaborar o organograma hierárquico;
- Apresentação de estudo de caso de reestruturação humana.
MÓDULO III - Marketing aplicado à área jurídica
- O mercado da área jurídica - constatações e tendências;
- Networking eficaz no meio jurídico;
- Marketing de acordo com o código de ética;
- Técnicas de venda e negociação para a área jurídica;
- Construção de sites na internet e uso do e-mail pelo advogado segundo as normas da OAB;
- Composição de preço dos serviços advocatícios;
- Usando a internet para conquistar antigos e novos clientes;
- Fazendo apresentações eficazes;
Atingindo visibilidade no mercado sem desrespeitar as normas éticas.
LOCAL
Recife Praiahotel - Av. Boa Viagem, 9 - Praia do Pina - Recife/PE
PALESTRANTES
MAURO SCHEER LUÍS, bacharel em direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com formação em PNL - Programação Neurolingüística - pela Sociedade Brasileira de Programação Neurolingüística (SBPNL), tendo participado de cursos e treinamentos de formação gerencial na Alemanha e na Inglaterra. Cursou módulo de especialização em direito tributário no IBET - Instituto Brasileiro de Estudos Tributários, instituto complementar à USP. Cursou módulos de MBA em excelência gerencial pela FAAP. Foi advogado associado de M. Luís Advogados e sócio de Scheer e Tamarossi Advogados Associados. Membro da Ordem dos Advogados do Brasil (Secção São Paulo), da AASP - Associação dos Advogados de São Paulo e da APET - Associação Paulista de Estudos Tributários. É presidente da Central Prática (é instrutor dos módulos I e III).
VANESSA S. SCHEER, formada em psicologia e pós-graduada em administração de recursos humanos; consultora especializada em gestão de recursos humanos em escritórios de advocacia e departamentos jurídicos empresariais; responsável por vários cursos e treinamentos pessoais e empresariais ministrados em todo o Brasil pela Central Prática, cursando MBA em excelência gerencial pela FAAP, diretora executiva da Central Prática (é instrutora dos módulos II e III).
OBSERVAÇÕES
* Estão inclusos no valor do investimento: material de apoio, certificado de participação e um coffee break (para cada módulo).
* A confirmação da realização do curso está sujeita a quorum mínimo; no caso de cancelamento, todo e qualquer valor pago a título de inscrição será devolvido, porém não nos responsabilizamos por gastos com passagens aéreas, traslados, hospedagem ou qualquer outra despesa.
* Para saber sobre o valor do investimento e condições de parcelamento, consulte nossa central de atendimento: (11) 3120-6806.
COMO FAZER SUA INSCRIÇÃO
Para fazer sua inscrição, faça o download da ficha de inscrição (formato PDF) clicando aqui e envie a mesma (devidamente preenchida) para o fax (11) 3120-6806. Após contato com nossa central, deposite o valor da primeira parcela na conta abaixo discriminada e envie um fax do comprovante para o número (11) 3120-6806. Sua inscrição só será validada quando confirmado o recebimento do valor correspondente à primeira parcela do evento. Não deposite nenhum valor antes de contatar nossa central, pois nossas vagas são limitadas.
Banco: Itaú - agência 0741 - c/c.: 70.740-0
Favorecida: Central Prática Consultoria e Treinamento Ltda.
CNPJ: 05.020.669/0001-69 (para efeito de DOC).
Citibank - agência nº 0024 - c/c.: 18462103
Favorecida: Central Prática Consultoria e Treinamento Ltda.
CNPJ: 05.020.669/0001-69 (para efeito de DOC).
REALIZAÇÃO
APOIO
Émily Suzana Coord Prog de Excelência28/05/2008 14:12
Quando terá o proximo curso de Organizando Escritorios de Advocacia e Dpto Jurídicos? Também gostaria de saber se tem alguma perspectiva do curso gestão de escritorio de advocacia ter aqui em Recife? Muito Obrigada