Operação da PF prende Daniel Dantas, Celso Pitta e Naji Nahas

Eles foram presos em operação que investiga desdobramentos do mensalão. Foram expedidos 24 mandados de prisão e 56 de busca e apreensão.

Fonte: G1

Comentários: (1)




Eles foram presos em operação que investiga desdobramentos do mensalão. Foram expedidos 24 mandados de prisão e 56 de busca e apreensão.

A Polícia Federal prendeu nesta terça-feira (8) durante a Operação Satiagraha o banqueiro Daniel Dantas, dono do Opportunity, o ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta e o empresário Naji Nahas.

A operação investiga desdobramentos do caso mensalão. Segundo informações da Polícia Federal, trata-se de uma investigação iniciada há quatro anos e que traz informações repassadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para a Justiça Federal de São Paulo.

De acordo com a PF, foram expedidos 24 mandados de prisão e 56 de busca e apreensão. Os mandados, expedidos pela 2ª Vara Criminal Federal de São Paulo, são cumpridos por 300 policiais em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Salvador. Ainda não há informações sobre quantos mandados já foram cumpridos.

Em São Paulo, foram presos Celso Pitta e Naji Nahas. No Rio, Daniel Dantas e outras pessoas ligadas ao banco Opportunity. A PF informou que os três detidos encabeçam uma suposta quadrilha que teria cometido crimes financeiros. Os presos na operação podem ser indiciados por corrupção, lavagem de dinheiro, evasão de divisas, sonegação fiscal e formação de quadrilha, de acordo com nota divulgada.

O ex-prefeito da capital paulista já está detido na sede da PF em São Paulo. Três carros apreendidos durante a operação também foram encaminhados para o local: um Audi, um Corolla e um Chrysler.

Investigação

Durante a apuração do caso, a PF identificou pessoas e empresas beneficiadas pelo suposto esquema montado pelo empresário Marcos Valério, que já está sendo processado pelo mensalão, para desviar recursos públicos.

O chamado esquema do mensalão envolvia o suposto pagamento de dinheiro a deputados da base aliada do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em troca de apoio no Congresso.

A PF acredita que uma suposta organização comandada por Daniel Dantas teria se beneficiado dos recursos públicos e montado empresas de fachada para o desvio das verbas.

Além do grupo de Dantas, a PF teria descoberto um segundo grupo formado por empresários e doleiros que atuavam no mercado financeiro para fazer a lavagem do dinheiro. Esse grupo, segundo a PF, seria comandado pelo empresário Naji Nahas.

O nome da operação, Satiagraha, significa resistência pacífica e silenciosa, conforme nota divulgada pela PF.

Outro lado

O G1 entrou em contato com os advogados de Celso Pitta e Naji Nahas e aguarda resposta.

Em entrevista à Globo News, o advogado de Daniel Dantas, Nélio Machado, afirmou que Daniel Dantas pode ser vítima de "vingança". "Daniel Dantas é um empresário reconhecido e ele vem sendo estigmatizado, não de agora, como se pretendessem praticar uma violência contra ele. (...) Mas eu o tenho como pessoa de bem e acredito que a acusação tem um componente de vingança, de demonstração de natureza medieval, porque a cabeça dele tem sido oferecida a prêmio, não de agora."

O advogado considerou a prisão "desnecessária". "Essa prisão é de todo desnecessária e revela uma precipitação e mostra também que muitas dessas medidas que a Polícia Federal toma, elas são anunciadas antes."

Segundo o advogado, a "Folha de S.Paulo" teria anunciado a operação e ele, Nélio Machado, não teria obtido informações com a Justiça. "Essa tem sido marca usada pela PF em detrimento das garantias da Constituição. Se quiserem apurar fatos envolvendo meu cliente que o façam, mas que obedeçam a Constituição, que é rasgada pela prática que se observa.?

Nélio Machado disse que iria para a sede da Polícia Federal no Rio, onde Daniel Dantas ficará detido.

Palavras-chave: polícia

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/operacao-da-pf-prende-daniel-dantas-celso-pitta-e-naji-nahas

1 Comentários

Parima Dias Veras Júnior Advogado10/07/2008 11:12 Responder

"Satiagraha"?! Não sei se escrevi da maneira certa, mas significar resistência pacífica e silenciosa, só pode ser brincadeira, pois a operação da PF foi tudo, menos pacífica e silenciosa. Será que ninguém percebe que uma investigação não precisa de câmeras de televisão, e muito menos de algemas para acusados que não apresentam qualquer resistência? Temos um problema sério, somos um povo que na maior parte de sua história não precisou lutar pelo devido processo legal, na maior parte do tempo isso nos foi assegurado pelo menos formalmente, e, por isso, a população de uma forma em geral acha bonito, e justo quando uma pessoa é presa antes de sentença transitada em julgado, e quanto maior a violência e o circo que se faz no momento da prisão, tanto melhor... Cabe ao judiciário decidir se as pessoas que foram presas são culpadas ou inocentes, não a PF, não as televisões, e nem o clamor popular; não morro de amores pelos juízes - sou advogado -, mas é inaceitável que as pessoas estejam - de fato - sofrendo uma pena sem um pronuciamento judicial definitivo.

Conheça os produtos da Jurid