OJ 191 não se aplica a obra com destinação econômica

Empresa é condenada a pagar as verbas trabalhistas devidas a trabalhador que lhe prestou serviços de empreiteiro

Fonte: TRT da 3ª Região

Comentários: (2)




A 8ª Turma do TRT-MG, acompanhando o voto do juiz convocado Carlos Roberto Barbosa, manteve a condenação subsidiária da Shell Brasil S.A. a pagar as verbas trabalhistas devidas pela empregadora, Moind Comércio de Montagens Ltda, a um trabalhador que lhe prestou serviços.


A Shell insistia na aplicação da Orientação Jurisprudencial 191 da SDI-1, do Tribunal Superior do Trabalho, que afasta a responsabilidade do dono da obra pelas obrigações trabalhistas contraídas pelo empreiteiro, exceto quando se tratar de uma empresa construtora ou incorporadora. A reclamada alegou que o contrato firmado com a empregadora do reclamante era de empreitada e as obras não se vinculavam à sua atividade fim, mas apenas a reformas e construção civil, em cumprimento a normas ambientais.


Entretanto, o relator não reconheceu a aplicação da OJ 191 ao caso. Para ele, o entendimento do TST diz respeito a contrato entre dono da obra e empreiteiro, relativamente a atividade de curta duração e de pequeno porte. A obra não pode ter destinação econômica, voltando-se à simples utilização do proprietário ou possuidor. Como exemplo do alcance da norma, o magistrado mencionou o caso de uma pessoa física que contrata um terceiro (pessoa física ou jurídica) para reforma, conserto, ou construção de imóvel destinado à sua utilização ou seu uso pessoal e de seus familiares.


O relator também entendeu que o contrato firmado entre as reclamadas não permite o perfeito enquadramento na OJ 191, até mesmo pela amplitude do objeto, o que reforçou sua conclusão.


Assim, foi mantida a responsabilidade subsidiária da Shell, que terá de arcar com a dívida trabalhista, caso a ex-empregadora do reclamante não pague o valor deferido ao reclamante no processo.

 

Processo nº 0001291-96.2010.5.03.0027

Palavras-chave: Obra; Economia; Reforma; Verbas trabalhistas

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/oj-191-nao-se-aplica-a-obra-com-destinacao-economica

2 Comentários

IRNAAZO CHAGAS DE LIMA Advogado16/02/2012 16:21 Responder

Interpretação pipoca. Os ministros forçaram a barra para essa interpretação. Sou Advogado Trabalhista em Rondônia e estou cansado de ver a aplicação da OJ 191 em casos semelhantes. As empresas que compoem os consórcios construtores das usinas de Santo Antonio e Jirau são todas do ramo da construção civil e aqui elas criaram uma empresa \\\"exclusivamente dona da obra\\\" para se safarem dessas situações e infelizmente o tribunal teve que acatar essa situação, o que ja foi confirmado pelo próprio TST.

Edno Paviotti Adv.22/02/2012 22:46 Responder

Concordo plenamente com o Colega Irnaazo Chagas de Lima, a decisão foi forçada sim. O TST se foi recebido o recurso, irá reformar a decisão pelos antecedentes já existentes.

Conheça os produtos da Jurid