OAB-RJ recorre para impedir que reprovados em exame advoguem e ponham sociedade em risco

Fonte: OAB-RJ

Comentários: (15)




Palavras-chave: exame

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/oab-rj-recorre-para-impedir-que-reprovados-em-exame-advoguem-e-ponham-sociedade-em-risco

15 Comentários

jeronimo javarini militar e estudante de direito16/01/2008 22:10 Responder

a prova da oab, não tem por objetivo habilitar bacharéis para execer as atividades, e sim selecionar o que ao meu ver só desmerece a própria classe de advogados. um médico recem formado e sem experiencia pode clinicar já no primeiro semestre da faculdade e no fim do seu curso o qual é de maior importância dentro diversas outras profissões pode exercer-la se prestar concurso para o conselho federal de medicina ,portanto na minha opinião a oab só esta preoucupada com o fim da arrecadação que diga-se de passagem é muito vultuósa e a demais se é para medir conhecimento que se faça teste de fidelidade ao povo do brasil,tendo em vista que existem vários advogados corruptos no brasil entre eles juízes,promotores cujos quais fizeram a prova da ordem e nã tiveram questões de ética e moral ,cuja tivesse teria sido reprovados!

16/01/2008 22:12 Responder

16/01/2008 22:12 Responder

16/01/2008 22:12 Responder

Ricardo Advogado16/01/2008 23:12 Responder

Concordo plenamente com a OAB: deve ser aplicada a prova para a defesa da cidadania. Esta prova não visa arrecadação, muito pelo contrário, não há número de vagas para que haja concorrência (disputa). Tem de haver um conhecimento jurídico mínimo para poder vestir a camisa de advogado. Olha, não passei na primeira vez e, mesmo assim, achava importante a realização da prova. Um absurdo a decisão desta Juíza.

Alfredo Luscente advogado17/01/2008 0:46 Responder

concordo plenamente com o posicionamento da OAB, acrescentando, contudo, que o exame deveria ser aplicado periódicamente aos advogados militantes que com certeza + de 50% não passaria! ademais, fica uma sugestão para reciclagem da OAB, que tal uma avaliação dos operadores "credenciados"???

Carlos Bonasser Militar e Advogado17/01/2008 2:39 Responder

Gostaria que o Sr. Cesar Brito trouxesse a público o que ele sempre fala acerca do entendimento do STF sobre a inconstitucionalidade do eoab e que sem delongas para que a sociedade protegida pela ordem, fique sabendo por quem de direito e acabar de vez com essa ladainha. O melhor seria a ordem entrar com uma ADIN suscitando a real constitucionalidade do exame e acabar de vez com esse lenga-lenga, pois, de fato somente os Bacharéis em Direito não são profissionais ao término do curso.

wilson chamorro demorais Policial Civil Aposentada cursando 9º. semstre de17/01/2008 4:07 Responder

A OAB deveria preocuapr-se mais na fiscalização das Faculdades de Direito de maneira que elas suprissem as necessidades em Laboratórios e Estagios, o que iria beneficiar em muito a classe dos Advogado recem formados.O Exame não é prioridade porque a sociedade define o joio do trigo.

Fernando Lima Professor de Direito Constitucional17/01/2008 7:57 Responder

O absurdo é que os defensores do Exame de Ordem não têm argumentos jurídicos. Eles falam apenas em defesa da cidadania. Para eles, o Exame é necessário, e mais nada. Como se explica, então, que eles não consigam refutar um só dos nossos argumentos jurídicos? Eles criticam, com insultos, aliás, os bacharéis em Direito, dizendo que eles são ignorantes, etc. Como se explica, assim, que eles não consigam argumentar juridicamente, para questionar, ainda que superficialmente, um só dos argumentos jurídicos que provam a inconstitucionalidade do Exame. Se eles têm tanta competência profissional, deveriam ler o meu último artigo, e contestar os meus argumentos. Estarei pronto para o debate JURÍDICO, se algum dos defensores do Exame da OAB for capaz de contestar os meus argumentos. Vejam o artigo em: http://www.profpito.com/OSBACHAREISEOSADVOGADOSOABSURDODOEXORD.html Um abraço do Fernando Lima

emerson advogado17/01/2008 12:53 Responder

Acho que o exame da Ordem deve continuar sim. Muitos dos comentários feitos a respeito do mesmo, demonstram total desconhecimento das pessoas. O CRM, no estado de São Paulo, já vem aplicando exame aos futuros médicos, onde o índice de reprovação também foi alto. O CREA, órgão que cuida dos Engenheiros e Arquitetos também está estudando a realização de um exame para os seus formandos. A verdade é que a educação do Brasil como um todo é péssima. O problema vem da base, ou seja, ensino fundamental. Muitos bacharéis não possuem a menor condição de exercerem a profissão, pois sequer sabem escrever ou falar, ferramentas essenciais ao exercício de nossa profissão. Quanto a sociedade verificar quem é bom ou ruim, isso não pode ser aceito como argumento, pois uma pessoa pode ter a sua vida destruída por um péssimo profissional. Quem irá responder por isso? O advogado, que muitas vezes não tem condições de arcar com as despesas de um escritório, chegando ao cúmulo de roubar grampos de grampeadores nas salas de apoio da ordem? Ou esta responsabilidade poderá ser imbuida à Ordem, onde, todos os advogados pagarão de forma indireta pela besteira de um péssimo advogado? No que diz respeito a Ordem não fazer nada em relação as Faculdades, muitas das que foram abertas, foram vetadas pela Ordem, mas, mesmo assim, o Ministério da Educação autorizou sua abertura. Acho que a discussão deve ser levada para outro lado, ou seja, verificarmos como a educação de base está sendo feito, pois, caso contrário, estaremos formando idiotas em todas as profissões. Por fim, seria mais fácil a Ordem passar todos de um única vez, pois arrecadaria mais com as anuidades cobradas e não com as taxas dos exames.

Marta Rodrigues advogada18/01/2008 14:33 Responder

Como bem colocado pelo colega, o CRM, no estado de São Paulo, já vem aplicando exame aos futuros médicos, onde o índice de reprovação também foi alto. O CREA, órgão que cuida dos Engenheiros e Arquitetos também está estudando a realização de um exame para os seus formandos. O que mais me deixa intrigada é que todos os meus alunos que optaram pelo Direito do Trabalho no exame, foram aprovados (dou aula desde 2001 nessa matéria), não vejo grandes dificuldades no exame. Por outro lado condordo com a sujestão de que seja aplicado periodicamente aos advogados militantes exames na àrea em que atuam para que possam ser avalidados, uma vez que a nossa responsabilidade como operadores de direito é imensa.

emanuel estagiário18/01/2008 15:12 Responder

Primeiramente, gostaria de informar que sou favor sim, à realização do exame de ordem. Outrosim a Lei nº 8.906 de 4/7/94, mais conhecida como o Estatuto da Advocacia e a Ordem dos advogados do Brasil, em seu art. 8º aduz que "para inscrição como advogado é necessário" inciso IV "aprovação em Exame de Ordem" ora, resta clara a intenção do legislador, ou não? Estamos tratando de uma Lei Federal, analisada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo Ilustre Presidente Itamar Franco. Ora, não vamos realizar o exame e portanto, burlar a Lei??? Isso me deixa apavorado!!! Se nós "operadores do Direito" estamos pregando por este tipo de absurdo, realmente os fundamentos e princípios de direto estão perdidos, arruinados, pois como podemos denotar, a Lei é clara e direta. Senhores a Lei, não possibilita outra interpretação! Se Alguém entender de forma diversa, o que é permitido, a interpretação estará contrária a Lei, portanto, deverá demonstrar a inconstitucionalidade da Lei, em outras palavras cabe a este promover uma ação requerendo a declaração de inconstitucionalidade da referida Lei, e só após à decisão do STF, declarando-a inconstitucional, deixar de aplicá-la.

Francelino Carlos de Souza Servidor Público19/01/2008 0:28 Responder

Ora! Se a própria OAB reconhece que existem centenas de universidade de "beira de estra"; "caça níquies" e etc. e a autarquia não exerce o seu poder fiscalizatório, limitando-se e promover vários concursos anuais, com pompudas arrecações para os seus cofres, fica aqui uma sugestam: Que tal esses alunos prejudiciados por essas instituições "caça níqueis" entrarem com ações de ressarcimento por danos materiais e morais contra as universidades e contra a própria autarquia que não exerceu o seu papel fiscalizatório??? Taí minha colaboração para os juristas de plantão pensarem na cama!!! Boa sorte a todos os bacharéis e que Deus tenha piedade de vós!!!

claudia bacharel21/01/2008 12:54 Responder

É lamentável estudarmos 5 anos, dedicando, abdicando de filhos, família e festas, para ao terminar nos depararmos com a prova da OAB, tão diferente dos estudos´. É tão objetivo, decorativo, e para quê? Para arrecadar verbas para os cofres da OAB, nada mais. isso tem que acabar, tem que ter fim, e se querem que melhorem a qualificação dos profissionais, devem ir até a raiz, ou seja, às faculdades, às universidades.. e aos professores principalmente.

Viviane Advogada21/01/2008 20:35 Responder

Apoio com todo fervor a posição da OAB, o exame da Ordem não é somente obrigatório, mas essencial para que entrem no mercado de trabalho aqueles que estejam realmente preparados para exercer a profissão com seriedade e responsabilidade. Desculpa esfarrapada de que alguns bacharéis saem prejudicados em razão da faculdade não ter um bom ensino: "quem faz a faculdade é o aluno". Com dedicação, estudo e força de vontade conquistamos o nosso espaço, e a prova da OAB é a prova da garra e determinação de um bacharel em direito merecidamente e que representará a sociedade com rectidão.

Conheça os produtos da Jurid