OAB responde a declarações de Dilma Rousseff

Para Dilma "advogado é custo e engenheiro é produtividade"

Fonte: OAB

Comentários: (30)




A respeito da manifestação da presidenta Dilma Rousseff na quarta-feira anterior (25), em Nova Iorque/EUA, segundo a qual "advogado é custo e engenheiro é produtividade", a Ordem dos Advogados do Brasil vem a público se manifestar.


A Ordem dos Advogados do Brasil tem a convicção da sua importância na construção de uma sociedade plural e democrática, exercendo papel relevante na história do Brasil nas lutas pelas liberdades e pelo Estado de Direito. Longe de representar um custo para qualquer governo, a advocacia significa um investimento, pois é através dos advogados que a sociedade se faz ouvir e exige o cumprimento dos compromissos constitucionais.


A Constituição Cidadã, que completará vinte e cinco anos em outubro próximo, valorizou a importância da advocacia, reconhecendo-a como imprescindível para a entrega da justiça, além de outorgar à Ordem legitimidade universal para provocar o controle de constitucionalidade.


O atual Governo não se descuidou da importância da advocacia, inclusive convidando a OAB para elaborar conjuntamente com membros do Ministério da Educação um marco regulatório para o ensino jurídico no Brasil. Trata-se de uma conquista histórica dos advogados, que irá colaborar para o aperfeiçoamento de todas as carreiras jurídicas, e não apenas da advocacia. Na recente crise representativa, dos movimentos de junho de 2013, a própria presidenta Dilma Rousseff convidou a OAB para discutir soluções para as reivindicações populares.


O controle mais rígido na abertura de novas vagas do curso de Direito se deveu ao atendimento de antigo pleito da advocacia em razão da baixa qualidade do ensino jurídico. Até bem pouco tempo, os governos ignoravam os pareceres da OAB recomendando o fechamento de cursos de péssima qualidade. Agora, os advogados são ouvidos.


Diante desse cenário, acredita a Ordem dos Advogados do Brasil não ter passado de um equívoco a manifestação de Sua Excelência, a presidenta Dilma Rousseff, inclusive em tom descontraído, pois sabemos todos, na sociedade, a importância e a imprescindibilidade da advocacia para a manutenção do Estado de Direito, a solidificação da Democracia e a consequente conquista de uma sociedade livre e mais justa. Advogado respeitado, cidadão valorizado.


Diretoria do Conselho Federal da OAB.

Palavras-chave: oab nota pública manifestação resposta crítica

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/oab-responde-a-declaracoes-de-dilma-rousseff

30 Comentários

ssanha bol assessor de estagiario30/09/2013 13:33 Responder

Aff, esse tipo de respostinha da OAB eh mt chata... dá sono, resposta tem que vir no tom das declarações, não esse lenga lenga

Patricia advogada30/09/2013 19:43 Responder

Data maxima venia, entendo que quem deveria estar oferecendo \\\"nota pública\\\" não deveria ser a Dir. do Conselho Federal da OAB, mas sim a Excelentíssima Sra. \\\"Presidenta\\\" do Brasil, consoante erroneamente se intitula, num português sofrido, já iniciado com o Governo Lula. Caberia à Dir. do Conselho Federal da OAB exigir a devida e correta retratação, e não oferecer desculpas pelo desconcertante discurso, que mais uma vez põe em descrédito a advocacia.

Ilton advogado30/09/2013 20:46 Responder

Nossa OAB não precisa tratar do assunto em tela com meias palavras e leros lero...tem que falar \\\"grosso\\\" e bem claro com quem fala asneiras. Enfim a presidenta passará e a OAB ficará sempre...

Pedro Duarte Advogado30/09/2013 22:57 Responder

ATITUDE JÁ! Caso contrario, seremos logo novamente atingido por novas agressões. Trata-se de uma brincadeira de muito mal gosto e o tom da resposta dada, abre indubitavelmente precedentes para expor nossa classe ao ridículo com outras formas de chacotas.

andre cirqueira autonomo 30/09/2013 23:26

Vocês advogados são uma graça,kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, sério,kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, hilário cara. a oab, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. fala sério. Sra. Presidenta Dilma, manda fechar essa ordem de no sei o \\\"q\\\" ai... ela só ta pensando ultimamente nas verbas bachareias do Brasil.

Paulo Souza Engenheiro 01/10/2013 13:58

\\\"verbas bachareias do Brasil\\\" (sic)... ???

Jorge Cardoso Advogado30/09/2013 23:12 Responder

Que coisa mais enfadonha e melindrosa essa resposta da OAB!!! A esposta deveria ter sido contundente e sem floreios e, principalmente, cumpre lembrar que os poderes Executivo e Legislativo, precisam e estão sempre precisando, desesperadamente, de advogados. Quer um exemplo \\\"senhora presidenta\\\"? A AP 470!!!

Erika Liberatti advogada30/09/2013 23:34 Responder

A emenda ficou pior que o soneto. A OAB não rebate a grosseria da presidente e ainda justifica \\\"sutilmente\\\" a descompostura da outra, uma atitude covarde, desnecessária.

valeria medici advogada01/10/2013 0:02 Responder

A OAB deve exigir uma retratação da Presidente Dilma, isto sim, pois partiu do Poder Executivo do Brasil. Não dá para aceitar uma ofensa deste porte e simplesmente emitir uma nota em resposta.

AL?PIO SCHWINGEL nadaXnada01/10/2013 0:16 Responder

É a OAB levando o pé na bunda, pois agora o PT manda no STF. Pra que OAB?

Joaquim Caldas Acadêmico de Direito.01/10/2013 1:28 Responder

Uma pessoa comprometida com a justiça pelo seu passado cinzento,no mundo do crime,com diversas condutas tipificadas subestimar O Estado de Direito,de uma nação tão poderosa com o nosso Brasil? Um governo federal que pratica totos os tipos de atos ilícitos,corrupção,lavagem de dinheiro,emissão de moedas falsas e etc... A fraude à Lei,consistente e permanente,instrumento de interesse à escaparem à aplicação de um preceito material de certa legislação \\\"criam\\\" um elemento de conexão que tornará aplicável uma outra ordem jurídica mais favorável aos seus intuitos,há assim uma norma instrumental de fraude. A defraudação do imperativo de uma norma material de certo ordenamento jurídico através da utilização como instrumento de uma norma de conflitos,ou seja,fraude à Lei em Direito Internacional Privado,não é fraude de uma norma,a norma é apenas um mecanismo da fraude:Mensalão,doações e perdões de dividas extravagantes;compra de médicos cubanos,minha casa minha vida,unificação dos três poderes,emissão de moeda para lavagem de dinheiro.Um governo que lava todo o dinheiro suja dos narcotraficantes,assaltam os cofres públicos,e a gora desafia uma instituição que pode e tem poder para moralizar esta nação. A OAB não teria que pedir explicações,deveria impetrar o impeachiment desta terrorista. A presidente terrorista acabou de subestimar a defesa jurídica da nação! Olha que a OAB pode até assumir a presidência da república,por ser um órgão constitucionalmente competente e independente.

Márcio Luiz dos Reis ADVOGADO01/10/2013 7:10 Responder

Repudiamos In Totun a infeliz e miúda fala presidencial. \\\"Sua excelência\\\", deveria em tempo e modos regulares, estudar e aprofundar suas falas, e, somente após triagem por alguem sabiamente preparado, emití-las visando evitar o lixo produzido e deselegantemente remetido à valorosa entidade classista da Ordem dos Advogados do Brasil. Me sinto atingido por tão deprimente consideração, rogando ao Ilustre Presidente Federal, zelar por nossa entidade emitindo um pedido de desagravo haja vista a ofensa à nós dirigida. Nosso codex classista nos garante direitos e garantias e não poderemos assistir mansos e calados tamanha desfeita sob pena de precedentes incomensuráveis. É chegada a hora de um basta. Se \\\"sua excelência\\\" integra a categoria dos malfeitores da política nacional, os mensaleiros, integrante que é do partidos dos PeTralhas, nós, ADVOGADOS, laboriosos e benfeitores da sociedade civil politicamente organizada , honra e glória do Estado de Direito, representamos a pérola do sistema. A apócrifa consideração merece uma resposta para cerrar a boca de infelizes sangue-sugas do povo brasileiro. Senhor Presidente Federal, estamos maculados e exigimos repulsa à quimera fala para o bem do Estado de Direito, da Democracia e da honra de nossa centenária e imaculada entidade.

ue o governo ir? unificar as duas policiais com uma s? cabe?a, para acabar policial aposentado01/10/2013 7:18 Responder

Todo compnente do crime organizado ou qualquer delinquente, detesta o advogado, mais ao se ver envolvido nas garras da lei a quem procura? DEUS, não mas sim o ADVOGADO. A sra presidente já precisou do mesmo em sua vida, e vai precisar de novo, portanto respeite o ilustre ADVOGADO, e se não estiver contente se mate ou vá embora do país.

Marcia advogada01/10/2013 9:39 Responder

O Advogado é imprescindível a administração da Justiça, diz a Costituição da República. De que forma gera custos ao governo? Auxiliando na busca e efetivação da Justiça? Não parece muito lógico para uma Presidente de uma República Democrática. Tem algo errado. Conclui-se que suas palavras são temerosas face a própria Democracia de forma que a OAB deveria tomar uma postura mais enérgica e exigir explicações dessa infeliz declaração.

wilis dos santos pio advogado01/10/2013 10:13 Responder

O primeiro sinal de fraqueza, de estar de joelhos ante esta impostora e toda a quadrilha de plantão, é de nosso presidente( presidente da OAB); à ele cobro de plano uma resposta dura a ditadora do pt( veja: só se unem , reunem, apoiam os ditadores, seja de cuba, venezuela, bolivia, Irã,paises africanos, etc.), quem cala consente! A ditadora e toda sua corja, ainda não implantou o comunismo cubano neste pais, pois, temem aos advogados, estou dizendo à classe e não a OAB, pois, parece que seu dirigente maior, ao se acorvadar e usar de eufemismo, para justificar ao ataque que sofremos tem motivos para temer, ou nos prove o contrário. Conforme uma artilharia em combate para enfraquecer aos seus oponentes, a ditadora já começou a bombardear a muralha que segura e garante a democracia, emitindo com sua bateria de asneiras, até colocar a população( ingênua) contra os defensores dos direitos( advogados) reconhecidos na Carta Maior, como está fazendo com os médicos. É hora de um basta, de uma parcela da sociedade que pensa,critica e se opõe, como é nossa classe, que não se cala, que ama ao debate, dizer à ditadora inrrustida e ao amedrontado presidente da OAB, que \\\" Os filhos teus não fogem à luta, nem temem quem te adora a própria morte, terra adorada! Vamos acordar advogados brasileiros, cuidado com estas comissões que a OAB, cria e fala em nosso nome; como parte atingida exijo desagravo e resposta dura, à altura , pois, a ditadora está indo longe demais.

Luiz Borges advogado01/10/2013 10:56 Responder

Sobre a nota da OAB Federal podemos concluir que o José Sarney foi consultado do inteiro teor. A OAB Nacional está de joelhos. Que decepção!

Paulo de Tarso Campos de Melo advogado01/10/2013 11:13 Responder

A nota da OAB foi equilibrada, ponderada, na medida certa. O que passar daí é puro ódio, casuísmo, oportunismo e o pior, partidarismo.

Roger Advogado01/10/2013 11:14 Responder

Entendo que a Advocacia, merecia uma resposta mais abrangente e efusiva contra mais este ato reprovável do governo, a esta, feita em meias palavras, quais soam muito mais como desculpas, a uma correção de pseudos equívocos, lembrando a Srª Presidenta inclusive, que é através dos Advogados, que seus pares petistas após saquearem os cofres públicos, com mensalões, dólares em cuecas e tantas outras lambanças mais, se fizeram defendidos por Advogados e muitos deles, para não se dizer todos, infelizmente, conseguiram a indesejada impunidade, pois, sorrateiramente, a mesma corja petista, foi quem indicou grande parte daqueles que votariam suas condenações. Assim, caberia à OAB cobrar da tal \\\"presidenta\\\", veemente retratação e não, desculpar-se por ela.

denisio boia fria01/10/2013 11:23 Responder

A Ordem dos Advogados do Brasil, rasgaram a Constituição e poluíram o Estado democrático de Direito, com um nefasto exame de Ordem, que esta provando apenas reserva de mercado e mercantilismo. A presidenta com certeza quer saber porque a OAB, não presta contas a ninguém? e para onde vai tanto dinheiro arrecada com 90% de lucro das inscrição de 200,00 multiplicado por três exames por anos. Por outro lado a presidenta quer saber porque somente os recém formados tem que pagar um preço tão alto para poder trabalhar, onde as faculdades sem estrelas na porta de ter um curso de melhor qualidade a cada dia que passa abre-se mais cursos juridico no país, assim alimentando a mafia da OAB, que exerce um verdadeiro estelionato educacional, fere a Constituição em diversos artigos, como sobrepõe valores acima mesmo da magna carta, se colocando como um órgão impar, que pelo STF, ainda não teve um decisão , do que é um órgão impar, e onde esta ampara constitucionalmente.

wilis dos santos pio advogado01/10/2013 12:12 Responder

\\\"Boia fria\\\", POR FAVOR ME POUPE! \\\"Assim, voce mata o papai\\\"! É dificil saber o que voce quer dizer, com \\\"rasgaram a constituiição e poluiram o estado dmocrático de direito, com um nefasto exame de ordem\\\" etc, etc.Talvez voce tenha sido reprovado no exame, não? Assim realmente com esta interpretação do texto, não vai passar mesmo!!!! Vamos nos ater ao que está posto?

Roberto advogado01/10/2013 12:31 Responder

\\\"CUSTO\\\" , NA VERDADE É O DINHEIRO QUE voce RECEBE PARA GOVERNAR O PAÍS DO JEITO QUE voce GOVERNA . A OAB PROCURA A SEU MODO FISCALIZAR OS ATOS DAS PESSOAS QUE VIVEM NESTE PAÍS .

vicente alencar da silva advogado01/10/2013 15:53 Responder

A manifestação da Ordem foi adequada e equivalente ao nível da Instituição Democrática que é, com seus representantes cultos, responder no mesmo alinhamento seria duma extrema ignorância a nivelar com a infeliz e cruel colocação da nossa representante do Governo Federal, que tanto buscou a Democracia a qual beneficiou muitos \\\"cidadãos\\\" no período inquisitório e suas mazelas. \\\"heróis petistas\\\" é lamentável.

JORGE ANTUNES Advogado01/10/2013 16:50 Responder

Excelente produtividade de obras inacabadas e superfaturadas (custo). Haja dinheiro para custeio de tanta \\\"produtividade\\\". E os advogados são os culpados.

ANDRÉ LUIZ ROSA VIANNA advogado01/10/2013 17:05 Responder

É sempre assim, a DILMA, o Executivo e também o Judiciário vivem DANDO TAPAS NA CARA da classe advocatícia e o que a OAB FAZ: vem com desculpinhas esfarrapadas, discursinhos de algodão, achismos de que se trata de equívoco, perdões porque eles não sabem o que falam. Parece (OU É) que a OAB tem medo do Governo ou do Judiciário OU ESTÁ COM O RABO PRÊSO COM ELES (???). Nem uma \\\"criança\\\" acredita que um PRESIDENTE DA REPÚBLICA fale uma coisa dessas \\\"sem querer, querendo\\\". Ou A DILMA É UMA \\\"IGNORANTE\\\" (o que não se duvida) ou SUA INTENÇÃO FOI OFENDER MESMO (o que também não se duvida). Temos é que PEDIR JUDICIALMENTE UM PEDIDO DE EXPLICAÇÕES contra essa \\\"senhora\\\", que está se achando a RAINHA DE SABÁ, que acha que está acima do bem e do mal e mostrar para ela QUE ELA É APENAS E TÃO SOMENTE A NOSSA MANDATÁRIA, que se está lá foi porque o POVO e os ADVOGADOS a elegeram, PORTANTO, TEM o \\\"DEVER\\\" DE TRATAR A TODOS COM RESPEITO.

JOSÉ ANTONIO VOLTARELLI advogado01/10/2013 17:37 Responder

Concordo com os comentários dos colegas advogados e estagiários, quem ofendeu a Ordem foi a Presidente, e, portanto, é ela que tem o dever de se retratar e não a OAB pedir desculpas, estão com medo de que?

José Roberto func. público01/10/2013 17:58 Responder

Realmente os representantes dos poderes constituídos do Brasil não respeitam a OAB e nem seus membros. Nota-se que dias atrás o Ilustre presidente do STF Joaquim Barbosa, com toda sua antipatia disse aos quatro ventos que: ADVOGADO É PREGUIÇOSO QUE ACORDA TARDE, agora vem a mandatária brasileira dizer mais esta big besteira. Caros causídicos, até quando comerás das fagulhas que caem da mesa??? Aonde está vosso representante mor??? Por ventura estás órfãos de representatividade??? Disse Voltaire a posteridade: \\\"O que mais me assusta não é o grito dos maus, mas sim o silêncio do bons\\\". Acorda Brasil!!! A força de um povo é medida pelo grau de passividade de seu povo, quanto mais passivo mais desassistido!!!

Robson sua profissão01/10/2013 18:28 Responder

Quero saber qual classe professional nao vai ser vitma dessa presidente....acho que para ela todo professional liberal e esclarecido que faz por meritocracia seu crescimento professional e financeiro, deve ser subjulgado a inutilidade publica, afinal quem vota nela em 90% dos casos recebe bolsa familia.

ANA Advogada01/10/2013 19:13 Responder

OAB, CNJ....NA MINHA OPINIÃO, TODOS DE RABO PRESO COM O PT...FAZER O QUE???A OAB NÃO TEM FORÇA PARA NADA....SE TIVESSE FARIA ALGUMA COISA EM FAVOR DOS ADVOGADOS E MOSTRARIA VONTADE EM PEDIR UMA RETRATAÇÃO.PODEM ESQUECER COLEGAS....

Carlos Militar01/10/2013 21:35 Responder

Não sei quem foi mais infeliz, a Presedente Dilma ou a OAB. O posicionamento da OAB foi de quem dá uma resposta política, como se dependesse dos favores do Executivo. Ainda dizem que a ditadura foi no tempo em que os militares comandavam o País, não só foi naquele tempo, como continua com uma FALSA DEMOCRACIA, e uma imposição da vontade vil de determinados \\\"Partidos Políticos\\\", que só pensam nos seus bolsos e bens, isso sim é CUSTO, para um povo sofrido e já descrente na Política que virou \\\"POLITICAGEM\\\" barata ou melhor muito cara. TODO \\\"Político\\\" desse país, fica rico rapidamente, e nada é feito com esse enriquecimento ilícito. Isso sim é CUSTO aos cofres públicos. O povo morrendo de fome, sede, doenças, e todo tipo de violência, por faltar Saúde, Educação Emprego e Segurança, isso sim é CUSTO. O valor que pagamos de Imposto isso sim é CUSTO aos nossos bolsos. Eu também fiz Direito e sou aprovado pela OAB, e tão logo me aposente, ingressarei nas fileira de Advogado que são imprescindíveis para dia após dia consolidar uma democracia nesse país. A OAB tem sim que questionar essa declaração infeliz, mas de forma contundente.

Regina Advogada01/10/2013 21:41 Responder

Concordo com a Dra. Ana, mas lembro a nossa presidenta, que vários ministros, bem como os petistas do mensalão, precisaram de advogados realmente com custo exorbitante, para envergonhar nosso país. Aliás falar de OAB, isto é outra vergonha, não faz nada pela nossa classe, apenas cobrar anuidade absurda, apresentar esta vergonha deste pen drive (assinatura eletrônica), que tivemos de pagar, para que? O sistema está um absurdo, esta democracia, virou bagunça, a transparência é tão nítida, que temos que engolir tantos poderosos, sem condenação, juízes que se aposentam porque venderam sentença, porque sofria de doença de alcoolismo, politicos que roubam a cada dia, é tudo um circo, e que nós somos considerados todos palhaços.

Aloir Alves Viana advogado02/10/2013 11:47 Responder

Vergonhosa a submissão do Conselho Federal aos menosprezo aos advogados. Essa certamente não é a OAB... humilhante o texto

Selma Lemos Advogada03/10/2013 2:18 Responder

Chega de \\\"lero-lero\\\" e \\\"lenga-lenga\\\", como dizia a minha avó!! Tem que ser um \\\"cabra macho\\\" para fazer essa \\\"presidenta\\\" (famigerado português) se retratar publicamente! A não ser que ele seja um petista camuflado, ou enrustido, ou incubado e não queira falar duro com a senhora guerrilheira, e com isso continuam os brasileiros dançando a valsa da pizza junto com o STF e arrotando o tempero sujo que enfiaram goela abaixo do povo!

Conheça os produtos da Jurid