OAB quer criação de varas para denúncias de crimes na internet

Entidade lançou campanha de conscientização contra calúnias e difamações na web. Objetivo é promover eleições limpas

Fonte: OAB

Comentários: (0)




O presidente nacional da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Marcus Vinicius Furtado Coelho, declarou que a entidade poderá sugerir em breve a criação de varas específicas do Judiciário para atender denúncias de calúnia, injúria e difamação na internet. A preocupação é que a  Justiça não consiga dar conta da demanda durante as campanhas eleitorais, que começam no dia 6 de julho.


"Nas varas comuns do Judiciário, não só por falta de estrutura, mas por falta de expertise, de conhecimento mesmo do tema, [acredito que] dificilmente o judiciário dê conta", analisa Marcus Vinicius.


Nesta terça-feira (3), a OAB lançou a campanha Compromisso do Brasil por Eleições Limpas na Internet, com o objetivo de conscientizar a população para promoção de eleições limpas na web. A intenção é evitar a veiculação de mentiras que podem denegrir a imagem dos candidatos e desqualificar o debate. "Pode vir a ser uma proposta dessa campanha sugerir ao poder judiciário através do CNJ [Conselho Nacional de Justiça] a criação de varas ou grupos específicos para proteger o debate de alto nivel na internet", diz Coelho.


Com as novas regras do Marco Civil da Internet, a demanda judicial sobre temas ligados a área do Direito Digital deve aumentar. Segundo o texto sancionado pela presidente Dilma Rousseff, redes sociais como o Facebook ou o Twitter precisarão de ordem judicial específica para remover conteúdos. Presente ao lançamento da campanha, o diretor de Relações Institucionais do Facebook, Bruno Magrani de Souza, disse que a empresa está preparada para atender à Justiça.


"O Facebook não remove nenhum conteúdo da plataforma por natureza ou viés político", explicou Souza. "Não faremos esse tipo de análise. O Judiciário vai avaliar o que deve continuar ou não", disse. Segundo Souza, denunciar o conteúdo na ferramenta oferecida pelo próprio Facebook também não adiantará. Os conteúdos só são removidos quando vão contra as normas de uso da rede social, após análise de equipe especializada.

Palavras-chave: direito digital oab calúnia e difamação eleições limpas

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/oab-quer-criacao-de-varas-para-denuncias-de-crimes-na-internet

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid