Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/oab-pune-31-advogados-que-violaram-estatuto-da-advocacia

4 Comentários

WALTER LONDRES DA NÓBREGA ADVOGADO15/11/2005 14:48 Responder

Todos os dias recebo informativos jurídicos, na minha caixa de e-mails, e todos os dias me deparo com informações das OABs divulgando punições de advogados, inclusive na imprensa falada e escrita. Essa constância de notícias desse tipo, apenas serve para DENEGRIR A CLASSE DOS ADVOGADOS. Como se percebe, não se vê notícias diárias de críticas promovidas por outras classes. Por exemplo: alguém lê notícias diárias promovidas pelo CRM, punindo médicos ? Alguém vê informações punitivas das classes dos CRO, CRP, etc. ? Somente nos deparamos com informações contra os advogados. Todo dia sai notícia contra advogado; e o que é mais irritante, é que essas divulgações são fomentadas pelas OABs. É preciso que se dê um basta nessas divugações, que somente serve para denegrir a nossa classe. Faz-se necessário que as OABs (e o Conselho Federal da OAB) se contenham em não divulgar acontecimentos internos, de ordem punitiva. Entrementes, nesse opúsculo, não estou tentando ocultar atos incompatíveis com quaisquer classes, porque quem falta com a ética profissional, por quaisquer ângulo, sem dúvida, deve ser severamente punido, mas apenas entendo que não seja ético esse tipo de divulgação. São esse fatos que leva a opinião pública a elevar a classe dos advogados como a mais pejorativa de todas, face ao sensacionalismo dessas divulgações. Por fim, com toda a venia, é preciso mais ORDEM NA ORDEM.

Ricardo Func. Público (Bacharel e operador do Direito)16/11/2005 12:49 Responder

Desculpe Dr. Walter mas se o Sr. sempre vê e ouve problemas com relação a esta classe, é pq esta classe esta em posição profissional como toda e qualquer classe trabalhista. Não é pq há te ter curso superior para ser "Advogado" que esses profissionais são de excelente linhagem. Como toda profissão há maus profissionais não seria diferente com a Ordem. Sobre a afirmativa de que periodicamente Vossa Senhoria se depara com essas situações com relção aos quadros da Ordem e não de outras instituições, é pq há mais Advogados denegrindo a imagem da Ordem do que Médicos, Dentistas, Biologos, Farmaceuticos, etc... denegrindo suas próprias imagens!!! Parece piada mas, isso pq há um exame caríssimo para o ingresso nesta respeitosa carreira, e mesmo assim vemos mais Advogados com processos do que outros profissionais... "ABAIXO O EXAME DA ORDEM!!!"

Felipe Leite Barros Advogado16/11/2005 14:39 Responder

Entendo que a divulgação da punição de Advogados demonstra que a OAB cumpre sua função disciplinar, não protegendo profissionais que desviam sua conduta ética. Tal divulgação é positiva para a profissão, pois desmistifica a chamada "proteção dos meus". O fato dos demais órgãos de classe não divulgarem as punições aplicadas a seus integrantes, não equivale a dizer que estes sejam mais probos que os Advogados, apenas deixa no ar duas hipóteses: ou tais órgãos passam a mão na cabeça dos "seus" e por isto não são processados; ou os "seus" são seres de outro mundo, perfeitos e inatingíveis (pouco provável esta última). Em tempo: Os Médicos, Dentistas, Farmacêuticos, Funcionários Públicos, Advogados etc., que deixam de observar os preceitos éticos de sua profissão, são alvo de ações judiciais como qualquer outra pessoa. Em verdade, o que ocorre é uma maior dificuldade em demonstrar a culpa de alguns destes profissionais nos eventos danosos. Como disse o Sr. Ricardo (e posteriormente contrariou seu próprio preceito): “Como toda profissão há maus profissionais não seria diferente com a Ordem.” Lutemos pela Ética em nossa profissão e nas demais.

Ricardo Func. Público (Bacharel e operador do Direito)18/11/2005 15:05 Responder

Sr. Dr. Felipe Leite, apenas comentei que o Sr. Dr. Walter, por ficar sabendo demaziadamente de notícias envolvendo advogados, pensa ele que, essas informações denigrem a imagem da Ordem perante a opinião pública. Concordo, porem, se há mais informações sobre a classe do que outras, é pq há mais ocorrências desta que em outras classes!!! Pois fica obvio, que se não o fosse, não escutaríamos sobre elas!!! Não ví contrariedade em meu preceito...!

Conheça os produtos da Jurid