OAB aprova desagravo após promotor sacar arma contra advogados

Ato depõe não só contra a advocacia, mas desrespeita toda sociedade

Fonte: OAB

Comentários: (6)




O conselho da OAB/RO aprovou, por unanimidade, na última sexta-feira, (27), nota de desagravo público em face da conduta de um promotor de Justiça que sacou revolver contra os advogados G. A., V. S. e A. B. durante audiência no Tribunal do Júri no dia 3/9, no momento em que eles ouviam uma testemunha de defesa.


Para o conselheiro estadual Gabriel de Moraes Tomasete, o ato "depõe não só contra a advocacia, mas desrespeita toda sociedade rondoniense, pois, ninguém espera que um plenário da vara do tribunal do júri, vire um local de duelo armado. O duelo que se espera, são aqueles inerentes ao desenvolvimento de teses jurídicas, nada mais".


O conselheiro destacou que diante da gravidade e repercussão negativa dos fatos contra toda a advocacia do Estado, votou no sentido de se conhecer da representação e se conceder o desagravo público, designando-se com a celeridade que o caso reclama, bem como fossem adotadas outras medidas já deliberadas pelo tribunal de defesa das prerrogativas da seccional. Entre as medidas, está a representação em face do promotor de Justiça perante a corregedoria do MP/RO e do CNMP.


O presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante, reforçou o apoio aos colegas ofendidos dizendo que o caso irá ultrapassar as fronteiras do Estado. "Irei pessoalmente ao CNMP despachar essa representação e acompanhar o caso e pedir o apoio dos juristas que representam a OAB junto àquele Conselho. Também iremos levar o caso a Procuradoria Nacional de Prerrogativas. Não vamos descansar enquanto não dermos o exemplo e a resposta que a sociedade merece diante desse caso", ressaltou.


O procurador nacional adjunto de Defesa das Prerrogativas do Conselho Federal da OAB, Raul Fonseca, declarou que irá acompanhar essa resposta. "Devemos mostrar que estamos endurecidos e enfrentamos as violações às nossas prerrogativas. Vamos cobrar uma resposta imediata", concluiu.

Palavras-chave: aprovação desagravo promotor saque arma tribunal

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/oab-aprova-desagravo-apos-promotor-sacar-arma-contra-advogados

6 Comentários

valeria medici advogada02/10/2013 20:30 Responder

Boa sorte, porque o CNMP não vê erro em aberrações evidentes. Acho bom a AOB cobrar do CNMP, porque o CNMP não vê problema nenhum em uma Promotora de Justiça da Vara da Infãncia e da Juventude coagir uma Conselheira Tutelar para fazer esta violar seu sigilo funcional e revelar um denunciante anonimo..

ALEX advogado03/10/2013 0:29 Responder

MINISTERIO PÚBLICO, TUDO PODE. GOSTARIA DE SABER COMO SERIA SE FOSSE UM ADVOGADO QUE TIVESSE APONTADO UMA ARMA PARA O PROMOTOR. ESTARIA PRESO, CERTAMENTE. O PROMOTOR DEVERA PASSAR POR VITIMA, COMO SEMPRE FAZEM. CHEGA DO QUARTO PODER, QUE NÃO QUER TER RESPOSABILIDADE, SOMENTE PODER INDETERMINADO.

Francisco Brandes sua prPobfiss?o 03/10/2013 12:55

Por gentileza, não generalize. Sou Promotor de Justiça e não concordo em nada com atitudes ilegais de nenhum colega, seja ele juiz, advogado ou promotor de justiça.

Oseias Nogueira da Silva Advogado 03/10/2013 19:00

Com certeza, foi um ato isolado, sou Advogado e tenho diversos amigos no MP que são pessoas que respeitam a função, mantêm o decoro, defendem sua profissão, formulam suas teses e as defendem no entanto, são entusiasmados com a verdade, a ética e no trato com não só com operadores do direito mas, também, com qualquer cidadão, pois ele também o é.

RAIMUNDO NONATO ADVOGADO03/10/2013 11:04 Responder

Simplesmente lamentável, ridícula, absurda e inaceitável a conduta do promotor de justiça.

Adevaldo Pereira Corretor de Imóvel03/10/2013 11:21 Responder

Assim,realmente, estar difícil de advogar !!!!Tem que ser expulso da promotoria de justiça, antes que o promotor não cometa um homicídio no tribunal.

gilmar nogueira silva sua profissão03/10/2013 15:21 Responder

Ele estar promovendo INJUSTIÇA...mas desejo ver o resultado, pois se a moda pega......

ANA Advogada03/10/2013 18:37 Responder

O QUE ACONTECE É QUE ESTÁ VINDO UMA LEVA DE MOCIHAS E MOCINHOS SEM NEHUMA EXPERIÊNCIA PARA ATUAR NO MINISTÉRIO PÚBLICO E NA MAGISTRATURA.SE FORMAM, PAPAI PAGA O CURSINHO, JUNTAM CERTIFICADOS DE ATUAÇÃO E GRANDES ESCRITÓRIOS, MAIS NÃO SABEM COMO PROCEDER.SE FAZEM DONOS DO PODER E QUANDO SOBEM NAS TAMANCAS É ESSE O RESULTADO.NADA SIMPÁTICOS, NADA RESPEITOSOS, ARROGANTES, ALGUNS ATÉ BURROS PORQUE NEM LEEM DIREITO OS PROCESSOS, DANDO DESPACHOS RIDÍCULOS..SE TEM A JUIZITE, TAMBÉM TEM A PROMOTERITE, QUE É UM POUQUINHO PIOR......ELE PODE LEVAR UMA BRONQUINHA....VAI CONTINUAR RECEBENDO O SALARINHO DELE E DEPOIS TUDO E ARQUIVADO.VIRA PIZZA, COMO TUDO ACONTECE EM NOSSO PAIS.

joao de freitas novais SERVIDOR PÚLICO 04/10/2013 10:39

Um pouco de verdade sim, Drª Ana. O Brasil preciso de uma reforma em todos os aspectos, nos três poderes sim, esta muito bagunçado, essa mistura de coronelismo, ditatorialismo, capitalismo, e, de democracia, ñ da bom resultado, Nossa constituição, fora feita aos gritos, a toque de caixa, sim. entendo ter que haver sim a convocação com representantes de todas as classes, (eleitos por um ano, ou seja somente pra reforma de nossa carta magna, fora do congresso, pessoas isentas de politicagem) essa que aí esta, ñ resolve os problemas atuais com certeza. Pois já nasceu saturada, por ser muito extensa, e, é prolixa excessivamente.....

Conheça os produtos da Jurid