OAB-AP destaca ligação do advogado com cidadão

Fonte: Conselho Federal da OAB

Comentários: (0)




O presidente da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Amapá, Washington Caldas, afirmou hoje (23) que a XIX Conferência Nacional dos Advogados será importante para ratificar para o advogado brasileiro o seu papel intimamente ligado à defesa da cidadania. "Um dos papéis da OAB é, exatamente, lutar em defesa do cidadão. Daí a importância desses debates que acontecerão em Santa Catarina". A Conferência será realizada a partir do próximo domingo (25) e acontece até o dia 30 no Centro de Convenções de Florianópolis. Seu tema principal é "República, Poder e Cidadania".

Para Washinton Caldas, o papel da OAB como representante da sociedade civil será ressaltado nesta edição da Conferência. Ele lembrou que, hoje, as pessoas sabem que a entidade não discute apenas as questões relativas às prerrogativas dos advogados, mas, também, o interesse do próprio cidadão, que procura a instituição reclamando de violação de direitos.

Quanto ao momento político de crise que o país está vivendo, Washinton Caldas criticou o "mundo de denúncias" divulgadas em âmbito nacional. "Eu acredito que vão sair de Santa Catarina propostas para fazer a sociedade enxergar a importância de olhar com mais carinho as propostas e os perfis dos candidatos, para que estes possam representar, realmente, os direitos do cidadão", acrescentou o presidente da Seccional amapaense, que congrega, hoje, 1.370 advogados.

A seguir a íntegra da declaração do presidente da OAB do Amapá, Washington Caldas, sobre a XIX Conferência Nacional dos Advogados:

"A expectativa para a XIX Conferência Nacional dos Advogados é grande no Amapá. Já temos muitos advogados interessados em participar porque o evento vai debater temas relevantes para a democracia e para o país. Estamos aguardando com ansiedade esses debates, dos quais participarão pessoas que conhecem, detidamente, esses temas. Para mim, o advogado tem um papel intimamente ligado à defesa da cidadania e um dos papéis da OAB é, exatamente, lutar em defesa do cidadão. Daí a importância desses debates que acontecerão em Santa Catarina. Temos aqui no Amapá, por exemplo, uma Comissão de Direitos Humanos que atua de forma bastante atuante, trabalha diuturnamente pelos direitos da sociedade. Essas reclamações chegam até nós porque as pessoas sabem que a OAB não discute apenas as questões relativas às prerrogativas dos advogados, dos direitos e dos deveres do advogado, mas, também, o interesse do próprio cidadão, que procura a instituição reclamando de violação de direitos humanos. É importante ratificar a todos os advogados do Brasil que a OAB tem consciência do papel de lutar pelas prerrogativas do advogado e, também, em defesa do cidadão. Quanto ao momento político difícil que estamos vivendo, entendo que a OAB dará uma grande contribuição após a Conferência. Existe um mundo de denúncias que vêm sendo divulgadas em âmbito nacional. Eu acredito que vão sair de Santa Catarina propostas para fazer a sociedade enxergar a importância de olhar com mais carinho as propostas e os perfis dos candidatos, para que estes possam representar, realmente, os direitos do cidadão".

Palavras-chave:

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/oab-ap-destaca-ligacao-do-advogado-com-cidadao

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid