Novo sistema eleitoral não é para proteger ninguém, diz presidente da Câmara Rodrigo Maia

Presidente da Câmara participou de um seminário internacional sobre sistemas eleitorais. Maia defende votação em lista fechada para eleição de deputados em 2018.

Fonte: G1

Comentários: (1)




O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou nesta terça-feira (21) que a discussão sobre um novo sistema eleitoral para 2018 não é para proteger ninguém. Para ele, há na sociedade informações “que não são verdade” sobre os modelos que estão em debate.


O deputado é defensor do sistema de voto em lista fechada para a eleição de deputados federais, deputados estaduais e vereadores. Críticos à proposta afirmam que o modelo pode proteger quem tem mandato atualmente.


“Que a gente possa explicar para a sociedade que nenhum deles (modelos em debate) está aí para proteger ninguém, todos os sistemas que estão sendo discutidos já existem. Existem em democracias consolidadas”, disse.


No modelo defendido por Maia, o eleitor vota no partido, que estabelece previamente uma lista ordenada de candidatos.


“Se você fizer uma lista onde você queira proteger alguém que tem algum problema, o seu adversário vai falar que se votar no Roberto Carlos, que vai fazer muito votos, você vai eleger esse segundo (candidato), que é uma pessoa que não pode ser eleita. Vai ter transparência", disse Maia.


As afirmações foram feitas durante a abertura do Seminário Internacional sobre Sistemas Eleitorais, evento organizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e a Câmara dos Deputados.


“Esse tema hoje está na sociedade, está nos meios de comunicação, muitas vezes com informações, vamos dizer assim, que não são a verdade sobre esses modelos”, afirmou.

Palavras-chave: TSE Reforma Sistema Eleitoral Brasil Sistema de Voto Lista Fechada

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/novo-sistema-eleitoral-nao-e-para-proteger-ninguem-diz-presidente-da-camara-rodrigo-maia

1 Comentários

Jose geraldo de Oliveira Celentano Advogado 22/03/2017 7:22 Responder

Lista fecha como serão escolhidos os primeiros ai esta o golpe eleger de a sempre os mesmos eternizando os corruptos do parlamento.

Conheça os produtos da Jurid