Notícias do Tribunal Superior do Trabalho

Fonte: Ronaldo Leal conduzirá audiência do Banespa

Comentários: (0)




O vice-presidente do TST, ministro Ronaldo Lopes Leal, conduzirá,na próxima terça-feira (15), às 11h, a audiência de conciliação envolvendo o Banco do Estado de São Paulo S/A (Banespa), a Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Empresas de Crédito, a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Instituições Financeiras (CNTIF-CUT) e a Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários do Estado de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

O dissídio foi ajuizado pelo Banespa no dia 17 de dezembro passado, com objetivo de obter a aplicação, em âmbito nacional, do acordo coletivo de 90 cláusulas,que foi submetido a plebiscito nacional por meio de assembléias de sindicatos locais. A proposta da empresa foi aprovada por 40 dos 68 sindicatos envolvidos na consulta, mas ainda não foi formalizada porque as entidades sindicais que a rejeitaram se recusam a subscrevê-la.

A intenção do Banespa é a de que o dissídio seja julgado em revisão ao acordo coletivo anterior (DC 810.905/2001.3), que teve vigência até 31 de agosto, com a adoção das cláusulas e condições aprovadas em assembléia pela grande maioria de seus empregados. Na ação, os advogados do banco afirmaram que a proposta foi aprovada por 83,8% dos consultados ou 12.477 funcionários do Banespa de um total de 14.890. De acordo com o banco, os 28 sindicatos que resistem a assinar o acordo representam apenas 16,2% dos funcionários da empresa. (DC 149665/2004.6)

Palavras-chave:

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/noticias-do-tribunal-superior-do-trabalho-2005-02-11

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid