No preparo para a Copa, governo negocia com sindicatos, vigia black blocs e terá militares nas ruas

Polícia Federal e Agência Brasileira de Inteligência (Abin) vão estudar e acompanhar manifestantes radicais

Fonte: O Globo

Comentários: (0)




O Palácio do Planalto montou uma ofensiva para evitar que qualquer coisa dê errado na Copa do Mundo — do controle das manifestações ao bom acolhimento dos estrangeiros, do funcionamento dos aeroportos ao patrulhamento de eventuais greves de policiais —, e a principal aposta do governo é na militarização das ruas nas cidades-sede da Copa do Mundo para inibir a violência nas manifestações. Dez dias antes do começo dos jogos, tanques do Exército, militares armados e policiais da Força Nacional de Segurança começarão a ofensiva. O governo está particularmente atento a duas datas: 12 de junho, abertura oficial da Copa do Mundo, com a partida entre Brasil e Croácia, em São Paulo; e 14 de julho, um dia após a final, quando acontecerá a Cúpula dos Brics (grupo composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). A presidente Dilma Rousseff estará presente na abertura da Copa, na Arena Corinthians, e tem convidado chefes de Estado para assistir ao jogo. Para a cúpula, Dilma vai recepcionar os quatro chefes de Estado dos Brics.


No Planalto, a avaliação é que os protestos de junho do ano passado em todo o país foram “educativos”. A partir deles, foi possível mapear os movimentos por trás das manifestações e os motivos de cada grupo ir para as ruas. Um ministro da articulação política conta que, ao PT, foi delegada a tarefa de “desarmar” os sindicatos e negociar um armistício durante os meses de junho e julho. O governo avalia que haverá manifestações, mas serão de categorias específicas e mais bem organizadas.


Redes monitoradas


Quanto aos manifestantes mais radicais, coube à área de inteligência da Polícia Federal e à Agência Brasileira de Inteligência (Abin) estudar quem são e acompanhá-los. Integrantes de movimentos violentos como os black blocs, inclusive no exterior, foram identificados e estão sendo acompanhados. Redes sociais também estão sendo monitoradas.


- Hoje, nossa avaliação é que os grupos estão contidos, e temos informações sobre eles. Em junho passado, todos fomos pegos de surpresa, ninguém sabia de onde vinham as manifestações e quais as reivindicações. De lá para cá, grupos foram contidos ou identificados. A preocupação diminuiu - afirmou um ministro.

Palavras-chave: copa do mundo 2014 segurança pública black blocs

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/no-preparo-para-a-copa-governo-negocia-com-sindicatos-vigia-black-blocs-e-tera-militares-nas-ruas

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid