Naves recebe visita de estudantes de cursos de Direito do interior de São Paulo

Durante o encontro com os alunos, o ministro Naves fez um discurso no qual informou as atribuições do STJ.

Fonte: Notícias do Superior Tribunal de Justiça

Comentários: (0)





O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Nilson Naves, recebeu nesta terça-feira (16), na sala de reuniões, anexa ao seu gabinete, cerca de 150 estudantes do curso de Direito dos municípios de Campinas, Leme e Valinhos, no interior do Estado de São Paulo. Durante o encontro com os alunos, o ministro Naves fez um discurso no qual informou as atribuições do STJ.

Segundo o ministro Naves, o STJ foi criado na Constituição federal de 1988 com as atribuições de julgar casos infraconstitucionais. A estrutura do tribunal se divide em Turmas, Seções, Corte Especial e Pleno. O STJ tem um quadro de 33 ministros, sendo que apenas 30 destes ministros estão participando dos julgamentos de processos nas Turmas e nas Seções.

Cabem ao presidente, vice-presidente e coordenador de Justiça Federal exercerem a função na Corte e no Pleno, bem como acompanharem o funcionamento administrativo do STJ e o Conselho da Justiça Federal (CJF). O ministro destacou a importância do curso de Direito. Na avaliação do ministro Naves, o único problema para o advogado "é a concorrência", fato que obriga o profissional a se dedicar e promover atualização mais freqüente.

O presidente Nilson Naves informou que apenas no ano passado o STJ recebeu mais de 230 mil processos. Ele destacou a existência de proposta para que o STJ julgue apenas as causas que considere mais importante. Depois da rápida conversa com os alunos, o ministro Naves dedicou-se à etapa de fotografias. Vários foram os alunos que solicitaram o registro fotográfico.

Roberto Cordeiro

Palavras-chave:

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/naves-recebe-visita-de-estudantes-de-cursos-de-direito-do-interior-de-sao-paulo

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid