Multa de outro estado vai bloquear licenciamento em São Paulo

Carros paulistas foram responsáveis por 1,64 milhão de autuações fora. Norma que já funciona em outros estados entra em vigor no dia 22.

Fonte: G1

Comentários: (0)




Carros paulistas foram responsáveis por 1,64 milhão de autuações fora. Norma que já funciona em outros estados entra em vigor no dia 22.

A partir do dia 22, o motorista paulista que não pagar multas cometidas em outros estados não poderá licenciar ou transferir o veículo. Os carros paulistas foram responsáveis por 1,64 milhão de autuações fora de São Paulo, que somam R$ 255,8 milhões, desde que o Registro Nacional de Informações de Trânsito (Renainf) foi implantado, em janeiro de 2004. Não há um levantamento sobre quantas deixaram de ser pagas, mas a estimativa é que possam estar pendentes entre 65% a 70% do total de penas. A cobrança será retroativa, ou seja, quem tem multas anteriores ao dia 22 terá de quitá-las para liberar o veículo.

Hoje, São Paulo, que é o vice-campeão em multas no ?estrangeiro?, é o único estado em que é possível fazer licenciamento ou transferência (exceto para outras unidades da federação) mesmo sem o pagamento das multas cometidas fora. Nos demais, a implantação do Renainf obrigou o motorista a zerar o débito antes, segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Quando comete uma falta em outro estado, o motorista recebe em casa uma notificação do órgão autuador, como por exemplo, da Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro. Caso não quite o débito até o vencimento, a cobrança será feita pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do estado onde o veículo for registrado na data do licenciamento ou transferência.

Se o carro for paulista, porém, o motorista que deixar de pagar a multa à CET do Rio não é cobrado aqui, pelo menos até agora. ?Os órgãos autuadores podem fazer a cobrança, mas a única coisa que não era possível era transferência interestadual enquanto não fosse dado baixa (da multa). Em operações locais isso era possível? diz o chefe da assessoria fiscal da diretoria de arrecadação da Secretaria de Estado da Fazenda, Ricardo Picos.

A situação mudará no dia 22, uma segunda-feira, pois no dia 20 o Estado receberá toda a base de dados do Renainf com as multas aplicadas a veículos paulistas, segundo Eduardo Sanches Faria, coordenador de informatização e estatística do Denatran. De acordo com Faria, no país cerca de 30% a 35% das multas aplicadas fora do estado de registro do veículo são pagas no boleto do órgão autuador. O restante é quitado no licenciamento ou na transferência.

Palavras-chave: multa

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/multa-de-outro-estado-vai-bloquear-licenciamento-em-sao-paulo

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid