Mulheres são chave para a vitória nas eleições de 2022

Por Denilde Oliveira Holzhacker, cientista política e professora do curso de Relações Internacionais da ESPM.

Fonte: Denilde Oliveira Holzhacker

Comentários: (0)



Reprodução: Pixabay.com

Na avaliação da cientista política Denilde Oliveira Holzhacker, professora do curso de Relações Internacionais da ESPM, as duas candidatas mulheres, Simone Tebet (MDB) e Soraya Thronicke (União), conseguiram se destacar no primeiro debate presidencial, realizado no último domingo (29) e levantaram a bandeira pelas mulheres nas eleições de 2022.


Ela ressalta que a questão feminina é importante e deve fazer parte do debate das campanhas, pois a maioria do eleitorado é do sexo feminino. “Isso faz com que as mulheres tenham um peso grande no processo de decisão e estejam preocupadas sobre a disputa e os temas que afetam seu cotidiano. Não, só as questões da pandemia, a saúde e o tratamento que vem sendo dado às pessoas são primordiais para elas e suas famílias. Mas, também, a economia e a educação, e o que juntas representam no dia a dia. Muitas mulheres são as principais responsáveis por toda a renda familiar, representam um grupo que gerencia diretamente o orçamento doméstico e criam seus filhos, muitas vezes sozinhas. Tudo isso gera uma preocupação sobre temas sensíveis que rodeiam o universo feminino”, explica Denilde.


A disputa pelo voto feminino tem peso e uma rejeição alta. Não atrair o voto dessa parcela acaba sendo um elemento de fragilidade para as campanhas. Segundo a especialista, todas as estratégias que envolvem as disputas por presidência, governos, e câmara e senado, passam e reforçam suas agendas para que tenha impacto na parcela das eleitoras.


Denilde destaca que o papel e importância da mulher na sociedade pressiona as candidaturas a fazerem propostas que atendam às suas necessidades nos mais variados âmbitos. “Isso tem sido explorado nos últimos anos, mas que no pós-pandemia ficou ainda mais forte como movimento de participação da mulher, entrando no debate que existe hoje sobre maior inclusão na sociedade, na economia e no ambiente político”, conclui Denilde.


A especialista está disponível para comentar o assunto.


Sobre a ESPM - A ESPM é uma escola de negócios inovadora, referência brasileira no ensino superior nas áreas de Comunicação, Marketing, Consumo, Administração e Economia Criativa. Seus 12 600 alunos dos cursos de graduação e de pós-graduação e mais de 1 100 funcionários estão distribuídos em cinco campi - dois em São Paulo, um no Rio de Janeiro, um em Porto Alegre e um em Florianópolis. O lifelong learning, aprendizagem ao longo da vida profissional, o ensino de excelência e o foco no mercado são as bases da ESPM.

Palavras-chave: Mulheres Chave Vitória Eleições 2022

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/mulheres-sao-chave-para-a-vitoria-nas-eleicoes-de-2022

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid