MPF/PR participa de operação para desarticular quadrilha de tráfico de drogas

Com a conclusão das investigações, caso será remetido ao Ministério Público Federal

Fonte: MPF

Comentários: (1)




A Polícia Federal já cumpriu, até o momento, 21 mandados de prisão preventiva e de 28 mandados de busca e apreensão, como decorrência da Operação Brasiguai, que teve por objetivo desmontar uma organização criminosa voltada ao tráfico internacional de drogas com base em Foz do Iguaçu, no Paraná. As ordens de prisão, busca e apreensão foram deferidas pela 2ª Vara Federal Criminal, atendendo requerimento do Ministério Público Federal (MPF) em Curitiba, após representação da Polícia Federal. O MPF também requereu à Justiça Federal outras medidas necessárias à completa apuração do caso.


A investigação da Polícia Federal iniciou-se em Foz do Iguaçu para apuração de tráfico internacional de drogas. No entanto, no decorrer da investigação verificou-se que, além de diversos crimes de tráfico, a organização criminosa também se dedicava à lavagem de bens.


Antes da deflagração da operação, através da utilização de técnicas especiais de investigação, já havia sido possível realizar 15 apreensões de drogas relacionadas aos grupos criminosos investigados, a prisão em flagrante de 24 pessoas em razão dessas apreensões, bem como a apreensão de 20 veículos - sendo 8 de luxo - diretamente ligados ao transporte das drogas. Nesta teça-feira, além do cumprimento dos mandados de prisão preventiva, foram apreendidos outros carros de luxo.


Conforme já noticiado, os investigados atuavam na região da fronteira e tinham por modus operandi transportar a droga ocultada em veículos de luxo, a fim de não levantar suspeitas.


Próximos passos - Com a deflagração da operação e após a conclusão investigação, o caso será remetido ao MPF para o oferecimento de denúncia perante a Justiça Federal. Cada crime de tráfico de drogas e de associação para o tráfico de drogas tem pena que varia, respectivamente, de 5 a 15 anos e de 3 a 10 anos de reclusão, podendo ser aumentadas de 1/6 a 2/3 por se tratar de tráfico internacional. O crime de lavagem de bens tem pena que vai de 3 a 10 anos de reclusão.

Palavras-chave: Tráfico; Drogas; Desarticulação; Quadrilha; Operação

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/mpfpr-participa-de-operacao-para-desarticular-quadrilha-de-trafico-de-drogas

1 Comentários

Vania Silva advogada05/02/2012 0:10 Responder

SE TEM TRÁFICO É PELO FATO DE TER QUEM CONSOME. SÓ QUE O CONSUMIDOR FIC ILESO.

Conheça os produtos da Jurid