MPF obtém condenação de ex-prefeito de Águas Lindas de Goiás por extração irregular de areia

O prejuízo ambiental alcança mais de 67 mil reais, necessários para recompor a área atingida, e ainda, em mais de 10 milhões referentes à areia retirada

Fonte: MPF

Comentários: (0)




O Ministério Público Federal em Anápolis (GO) conseguiu a condenação do ex-prefeito de Águas Lindas de Goiás J.P.S., acusado de extração irregular de recursos minerais (areia) e dano à unidade de conservação federal naquele município. No mesmo processo também foi condenado o gerente do empreendimento, F.L.M..


De acordo com a sentença do juiz federal substituto Eduardo de Melo Gama, da Justiça Federal de Anápolis, ficaram comprovados os delitos de usurpação de bem da União, sem a competente autorização, permissão, concessão ou licença do DNPM (art. 2º da Lei nº 8.176/91); dano à Unidade de Conservação Federal – APA do Descoberto (art. 40, c/c art. 40-A, §1º, da Lei nº 9.605/98); exploração e extração de recursos minerais (areia) sem a competente autorização, permissão, concessão ou licença do órgão ambiental estadual (art. 55 da Lei nº 9.605/98); e desobediência a ordem de funcionário público (art. 330 do Código Penal).


O valor do prejuízo ambiental foi fixado em mais de 67 mil reais, necessários para fazer a recomposição vegetal do ecossistema da área atingida, e ainda, em mais de 10 milhões de reais referentes à areia retirada.


J.P.S. foi condenado a 5 anos e 7 meses de detenção em regime semi-aberto, além de 830 salários mínimos a título de multa, e F.L.M. a 3 anos, 5 meses e 30 dias de detenção em regime aberto, substituída por penas restritivas de direito, acrescidas de multa.


Prisão - Em meados de 2010, no curso do processo que gerou essa condenação, o ex-prefeito ficou preso preventivamente pelo período de 90 dias.

Palavras-chave: Prejuízo; Meio ambiente; Extração irregular; Recursos minerais; Recomposição

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/mpf-obtem-condenacao-de-ex-prefeito-de-aguas-lindas-de-goias-por-extracao-irregular-de-areia

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid