Motorista pode ser proibido de dirigir veículo descalço

Projeto de Lei (PL 3251/08) da deputada Aline Corrêa (PP-SP) obriga o motorista a utilizar calçados enquanto estiver no volante. Pela proposta, o condutor será proibido de dirigir descalço ou usando apenas meias.

Fonte: Câmara dos Deputados

Comentários: (15)




Projeto de Lei (PL 3251/08) da deputada Aline Corrêa (PP-SP) obriga o motorista a utilizar calçados enquanto estiver no volante. Pela proposta, o condutor será proibido de dirigir descalço ou usando apenas meias.

O Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9503/1997) já proíbe o motorista de usar calçado que não se firme nos pés ou que comprometa a utilização dos pedais. Segundo a autora, a redação da lei dá margem a uma interpretação de que o veículo pode ser conduzido por um motorista descalço. "Dirigir descalço ou calçando somente meias é tão prejudicial quanto utilizar calçado que não se firme nos pés ou comprometa a utilização dos pedais, notadamente no que se refere a segurança, firmeza e agilidade no uso dos comandos", reitera Aline.

Tramitação

O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Íntegra da proposta:
- PL-3251/2008

Palavras-chave: motorista

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/motorista-pode-ser-proibido-de-dirigir-veiculo-descalco

15 Comentários

Fernanda jornalista/acadêmica de Direito05/05/2008 22:23 Responder

Esta mulher só pode ser louca. De meia é perigoso, pois pode escorregar, mas sem meia e sem sapato? Quantas vezes estive com o pé molhado em dias de chuva e tive que tirar o sapato pra dirigir melhor. Mais contato, segurança e firmeza que o pé não há. Dirigir com calçado é que é terrível. Tanta coisa errada e fica vendo uma coisa desta. Devia fazer um lei para que as leis fossem seguidas, isto sim.

Laura Soares Estudante de Direito06/05/2008 9:56 Responder

Concordo dos motoristas serem proibidos de dirigirem com calçados que não são firmes, mas dirigir descalço para muitas pessoas é uma forma de sentir segurança, pois sentimos melhor os pedais. Espero que não passe de Projeto de Lei.

jefferson tejas advogado06/05/2008 10:03 Responder

Esta é mais uma das incontáveis provas inequívoca da inópia cultural e econômica, aliás, esta última por conseqüência daquela, que vive uma parte considerável do povo brasileiro, mas que possui o “poder” de eleger, fundado este ato numa vontade que não é livre e por esta razão não espontânea. Daí que todos nós, a exceção de uns poucos, e sob a égide de um DIRIGISMO SOCIAL x DEMOCRACIA apenas nos indignamos, mas já está feito, resta-nos tão-somente esperar por mais um – abre-te sésamo – para que: vale a pena-ver de novo.

rosana funcinária pública06/05/2008 10:09 Responder

Dirigir descalça me dá mais segurança, sinto melhor os pedais, se essa lei passar vou sentir dificuldade em dirigir calçada.

Ernandes L Cabral Acadêmico de Direito06/05/2008 12:30 Responder

É com atitudes como esta que perco a esperança no Legislativo, pois a maioria que estão lá e não possuem o preparo suficiente para criar leis IMPORTANTES para os cidadãos. E como sempre nós CIDADÃOS levamos o pato por atitudes como esta despreparada. Penso que há problemas nos transito e até demais, mas criar um projeto deste gênero é porque a nossa querida Legisladora não tinha mais nada para fazer. Sua fundamentação sobre o caso é muito frágil. Penso que a Legisladora foi infeliz com este projeto, deveria ter feito uma pesquisa mais detalhada sobre o que iria propor. Neste sentido, os critérios para candidatura de um Político deveriam ser novamente discutidos e revistos para não haver mais falhas como acontece no sistema político nacional atualmente.

Caroline Carvalho Aadêmica de Direito07/05/2008 0:50 Responder

E para quem só dirige descalça como eu??? Fica muito complicado... Acho que dirigir descalço não compromete de forma alguma a segurança no trânsito. Falta do que fazer... Deveriam se preocupar com assuntos mais importantes e relevantes para a sociedade brasileira.

Mario Professor07/05/2008 11:57 Responder

Deveriam se preocupar em corrigir o CTB e legislar mais sobre os motoqueiros, cuidar das brechas e partes dúbias do código de trânsito em vez de atentar a esses detalhes.

Sérgio Técnico09/05/2008 8:32 Responder

Infelizmente não tem sentido não poder dirigir descalço. Muitas pessoas sentem melhor o carro ao dirigir descalço. E um tênis largo, que tem muitos por aí, que prejudicam o acionamento dos pedais, vai poder? Não tem sentido este complemento da lei. Não vejo problema nenhum em dirigir descalço. Será que a deputada não gosta de dirigir descalça e quer que todo mundo não dirija descalço também? Acho um erro, espero que não seja aprovado. As mulheres principalmente sabem quando um calçado atrapalha ela dirigir e ela mesmo troca o calçado ou tira para dirigir.

Miriam advogada17/05/2008 2:34 Responder

Nos meus primeiros anos de carteira dirigia com segurança quando estava descalça, depois passei a usar uma sapatilha para sentir bem os pedais, agora dirijo com qualquer calçado. Este projeto de lei é uma bobagem, muita gente só dirige descalço porque sente melhor os pedais. A única vez em que eu bati foi porque o sapato atrapalhou e eu não consegui frear. Hoje não tenho mais esse problema com sapato, mas já tive.

JOÃO Ananias MACHADO BB-Aposentado03/06/2008 12:05 Responder

Nada obsta alguém dirigir veículos com os pés descalços e, se for mulher, deve dirigir não só descalça como em nudez total. E haja "batidas" a torto e a direito!

Roberto Barbosa jornalista28/10/2008 19:24 Responder

Sempre dirigi só de meias e me sinto muito a vontade. Já fiz longas viagens. Acho as meias confortáveis e olhem que conduzo carros há cerca de vinte anos, desde a juventude. Nunca bati ninguém, nem me envolvi em acidentes. Não vou deixar de dirigir do jeito que gosto e me sinto bem. Pra mim, dirigir é uma terapia para o estresse do dia a dia

carina medicina29/12/2010 2:12 Responder

Achei uma palaçada com tantas coisas erradas vem querer mudar logo isso que pelo o que vejo não prejudica ninguém. Adoro dirigir descalça e gostaria de continuar.....

vanderley operador de maquina08/05/2012 18:28 Responder

Comecei a dirigir agora e não tenho nenhuma segurança com qualquer tipo de calçado . Um dia estava dirigindo de chinelo e meu colega falou que era proibido então tirei o mesmo e comecei a dirigir descalço , de imediato já me senti tão seguro que só gostaria de dirigir descalço. Para quem esta inventando esta lei , e uma pena que pessoas como você não tem o que fazer.

dayane caixa14/06/2012 22:39 Responder

eu não uso calçado pra dirigir é muito mais seguro ,mais uma lei disnecessária

helena programadora07/05/2013 18:45 Responder

Façam leis para obrigar o estado a manter as rodovias impecaveis, pois nao temos nenhum prazo para pagarmos nosso ipva depois dos vencimentos não podemos adiar o pagto pro outro ano e é engraçado né se nos param e temos qualquer atraso é aquele alvoroço mas a buracada nas estradas ninguem é multado quando ha acidentes e as familias perdem seus entes queridos .Vamos dirigir descalço e pelo amor de Deus arrumem coisas mais lucrativas para discutirem................

Conheça os produtos da Jurid