Motorista: atenção ao estacionar o seu carro

Fonte: InfoMoney

Comentários: (0)




Se você é amante da noite ou então utiliza o carro praticamente o dia todo, certamente já deve ter percebido que o número de estacionamentos tem crescido significativamente nos últimos tempos. Apesar disso, as vagas parecem ter diminuído na mesma proporção.

Esta tendência se explica pelo aumento da violência nos grandes centros urbanos, o que aumentou a procura por estes estabelecimentos. Contudo, a qualidade dos serviços oferecidos muitas vezes não condiz com a expectativa no consumidor.

Preço compensa, mas serviço não

No geral, o preço para estacionar um veículo gira em torno de R$ 10, o que não significaria nada se você tivesse a segurança de que o seu carro estaria protegido de roubos e acidentes. Entretanto, embora esta seja a intenção principal dos motoristas, a falta de cuidado na escolha do estacionamento pode causar o efeito contrário.

Apesar de alguns estabelecimentos deixarem claro que não se responsabilizam pelos veículos ali estacionados, entidades de defesa do consumidor garantem que, uma vez estacionado o veículo dentro do estacionamento, este automaticamente torna-se responsável por eventuais danos causados ao automóvel.

Sair de uma danceteria ou restaurante e verificar na metade do caminho que o celular ou o som do carro foram roubados são situações bem comuns hoje em dia. Em alguns casos é possível entrar em acordo com a empresa e pedir o ressarcimento das perdas sofridas, contudo, nem todas se mostram amigáveis com seus clientes e preferem alegar isenção de culpa sobre o ocorrido. Neste caso, a melhor alternativa é levar o caso ao Procon ou à Justiça para que haja acordo entre as partes.

Cuidado com manobristas

Embora você sempre tenha escutado que deixar o carro na mão de um manobrista não apresenta riscos, é bom começar a desconfiar do conselho. Não generalizando a classe, que conta com profissionais altamente qualificados, é bom sempre desconfiar de alguns, afinal de contas é do seu carro que estamos falando.

Alguns manobristas são irresponsáveis com os veículos que tomam conta, entrando em ruas na contra mão ou então avançando o sinal vermelho. Infelizmente você só se dará conta disto depois, quando a multa chegar na sua casa. Portanto, fique atento aos horários em que você anda almoçando ou saindo de casa, pois assim fica mais fácil identificar o infrator e conseqüentemente brigar por seus direitos.

Não deixe de guardar os recibos

Mas não adianta você reclamar no estacionamento sobre os fatos ocorridos somente com palavras, é preciso ter documentos que comprovem o fato. Neste sentido, não abra mão de pedir sempre o recibo do estacionamento com o dia, local e horário de permanência do veículo no local.

Assim, ficará mais fácil comprovar eventuais surpresas. Agora, se o caso foi mais sério e você teve algum objeto seu roubado, ou até propriamente o carro, então é imprescindível que se faça um Boletim de Ocorrência (B.O.) em uma delegacia mais próxima do local da ocorrência.

Mesmo sabendo que a lei do consumidor está a seu favor, evite que situações deste tipo aconteçam levando consigo todos os objetos de valor que estiverem no carro. Para evitar dores de cabeça futuras, é melhor pagar a chapelaria do estabelecimento que você estiver, do que precisar acabar a noite em uma delegacia.

Palavras-chave:

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/motorista-atencao-ao-estacionar-o-seu-carro

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid