Ministro rebate Exército e diz que Comissão da Verdade é um 'dever'

"Quem quiser resistir à busca da verdade, o fará nos termos da expressão democrática que hoje nós vivemos. O que eu posso dizer é que a sociedade brasileira hoje quer a verdade", disse o ministro da Justiça

Fonte: Folha Online

Comentários: (6)




O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, afirmou nesta terça-feira (15) que a criação da Comissão da Verdade é um "dever do Estado brasileiro" e rebateu as críticas do comando do Exército, que já se mostrou contrário ao projeto de lei para criar o grupo.


"A Comissão da Verdade, que se discute hoje no Congresso Nacional, é um dever do Estado brasileiro também [como a comissão de anistia]. O direito ao esclarecimento de fatos é um compromisso histórico, democrático, que tem que estar respaldado na lei. (...) Quem quiser resistir à busca da verdade, o fará nos termos da expressão democrática que hoje nós vivemos. O que eu posso dizer é que a sociedade brasileira hoje quer a verdade", disse Cardozo.


O Exército encaminhou documento ao Ministério da Defesa afirmando que a comissão "poderá provocar tensões e sérias desavenças ao trazer fatos superados à nova discussão". O texto teria sido escrito em setembro do ano passado.


O ministro da Justiça participou na manhã de hoje da homenagem a seis mulheres que foram perseguidas durante a ditadura militar (1964-1985). Entre elas, Maria Thereza Goulart, viúva do ex-presidente João Goulart (1961-1964), deposto pelos militares. Todas elas já foram anistiadas pelo governo brasileiro.


EX-COMPANHEIRAS


Entre as homenageadas estavam ex-companheiras de prisão da presidente Dilma Rousseff. Uma das dirigentes da VAR-Palmares (Vanguarda Armada Revolucionária-Palmares), Dilma ficou presa de fevereiro de 1970 até o final de 1972.


"Eu compartilhei [com a presidente Dilma] uma cela no presídio Tiradentes, e o mesmo beliche, ela embaixo e eu em cima", lembrou Sônia Hipólito, militante da UNE (União Nacional dos Estudantes) durante a ditadura.

Palavras-chave: Comissão da Verdade; Ditadura; Dever; Crítica; Exército; Projeto de Lei

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/ministro-rebate-exercito-e-diz-que-comissao-da-verdade-e-um-dever

6 Comentários

Adriano Marçal Contador e Acadêmico de Direito16/03/2011 9:59 Responder

A nossa Exma. Presidente presidente deveria se preocupar é em aparelhar as nossas Forças Armadas, que estão todas desmanteladas, sem equipamentos, viaturas, aeronaves, navios, para a defesa da nossa soberania. Revirar \\\"defuntos\\\" não nos interessa tanto, mas a garantia da nossa soberania, a segurança das nossas fronteiras (região norte do Brasil), onde os narcotraficantes é quem impõe a desordem, isso sim, precisa ser tomada providências imediatas e urgentes. Sem contar ainda, que conforme levantamentos feitos recentemente, o \\\"nosso\\\" aparelhamento bélico, está totalmente sucateado e obsoleto. Isso sim, tem prioridade absoluta. Avante Pres. Dilma!!!!!

Sergio Endrigo aposentado16/03/2011 12:02 Responder

São os mesmos que aparelharam o Estado, em vários escalões, e tentam agora controlar a imprensa e perpetuar-se no poder,

Jorge empresário16/03/2011 12:13 Responder

A comissão da verdade vai apurar os sequestros e torturas praticados por Gabeira, Genoino, Flanklin Martins etc ? Vai levantar a verdade sobre os roubos e sequestros que tinham entre os autores a nossa atual presidente da República ?

alcino felicio aposentado16/03/2011 13:08 Responder

para com com isso seu Ministro, o senhor taqerend apurar porque certamente nao fez parte do grupo de guerrilheiro que hoje está no comando da nação, e os crimes que eles praticaram também serão apurados, quemestá na guerra é para morrer ou matar, isso é como apurar um crime de guerra para saber quem matou o inimigo, justamente porque eles hoje estão no comando querendo limpar o prato que cuspiu.

volney henrique passos brandão estudante de advocacia,médico cassado18/03/2011 18:16 Responder

A VERDADE VAI SER DITA DOE A QUEM DOER,DEMOCRACIA É DEMOCRACIA.EXERCITO É ALGO ABSOLETO E DESNECESSÁRIO.PRECISAMOS DE UMA AERONAUTICA MAIS CIDADÃ,E SOCIALMENTE ENGAJADA,UMA MARINHA CIDADÃ E UMA POLICIA MILITAR BEM TREINADA,BEM PREPARADA EM CONHECIMENTOS DE DIREITOS E DEMOCRATICA,MAIS BEM PAGA E CIDADÃ.HAVIA NO PASSADO UM VIETNAM HORRENDO,RACISMO VIOLENTO,FOME EM TODO BRASIL,UM GOVERNO ENLOUQUECIDO,CORRUPTO E FACISTA.HOUVE LUTA NO MUNDO TODO.O MUNDO MUDOU,A RUSSIA SE ABRIU,BARACK OBAMA O MESTIÇO NEGRO ESTA AI,DILMA É HEROINA DE NOSSAS CRIANÇINHAS FEMININAS,DE NOSSAS MULHERES,MÃES,AVÓS.ATÉ MESMO A GUERRA DO PARAGUAI DEVE SER REVISTA HISTORICAMENTE. EM VEZ DE COMPRAR CAÇAS VAGABUNDOS VAMOS COMPRAR AVIÕES DE TRANSPOTES MODERNOS,MELHORES HELICOPTEROS DE SALVAMENTO,MAIS NAVIOS HOSPITAIS PARA AMAZONIA,MAIS TRATORES PARA DIVISÃO DE ENGENHARIA DO EXERCITO.SOU DE UM PASSADO BRASILEIRO TRISTE E VIOLENTO E CORRUPTO PIOR DO QUE HOJE,TENHO CINCOENTA E OITO ANOS.QUERO MEU PAIS COM MAIS VERDADE,LIBERDADE,IGUALDADE,SOLIDARIEDADE,FRATERNIDADE.É FALTA DE FRATERNIDADE NÃO CONHECERMOS A VERDADE DO PASSADO TRISTE E CURAR-MOS NOSSO LUTO.CHEGA DE EMPREGOS SÓ PARA OS CORRUPTOS LIGADOS AOS MILITARES NO PASSADO,CONTROLEM A CORRUPÇÃO DE AGORA TAMBEM COM LEIS MELHORES.NADA DEVE FICAR OCULTO ENTRE COLUNAS DE UMA NOVA NAÇÃO QUE RESURGE DE UM PASSADO INJUSTO E DOLOROSO.TRABALHEI NO SERVIÇO PUBLICO E VIA OS DESVIOS DO PRO VARZEA FEITOS PELOS MILITARES PARA FINANCIAR MENSALÕES.ISTO É ANTIGO.FAÇAMOS UM MEA CULPA,A ACASSIA NOS É CONHECIDA...

VOLNEY HENRIQUE PASSOS BRANDÃO SOBREVIVENTE 30/04/2017 14:03

PEÇO RETIRAR ESTE COMENTÁRIO ABSURDO QUE NÃO FUI EU QUE COLOQUEI

VOLNEY HENRIQUE PASSOS BRANDÃO ESTUDANTE30/04/2017 14:03 Responder

PEÇO RETIRAR O COMENTÁRIO QUE NÃO FUI EU QUE COLOQUEI, POR FAVOR

VOLNEY HENRIQUE PASSOS BRANDÃO estudante 03/05/2017 12:55

Não estou satisfeito com este falso comentário acrescentado em meu nome.Venho pedir a libertação do meu amigo almirante Othon Luiz Pinheiro da Silva, acusado injustamente em caso de caboclo aramada pela NSA, CIA, pelo Crime corrupção, lavagem de dinheiro, embaraço a investigações, evasão de divisas e organização criminosa. As forças armadas neste episódio vergonhoso, nada ainda puderam fazer.Pena 43 anos de reclusão, pelo crime de dominar o ciclo do urâneo. Situação ridícula ver este grande brasileiro cumprindo pena em Prisão. Othon Luiz Pinheiro da Silva (Sumidouro (Rio de Janeiro), 25 de fevereiro de 1939 (78 anos)) é um grande famoso perseguido pelos serviços dos cinco olhos, brilhante engenheiro naval, mecânico e engenheiro nuclear, vice-almirante do Corpo de Engenheiros e Técnicos Navais da Marinha do Brasil. A biografia de Othon está intimamente relacionada ao programa nuclear brasileiro". Ele é reconhecido e recebeu inúmeras homenagens por ter sido um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento de uma tecnologia para enriquecimento de urânio denominada ultracentrifugação. Isso permitiu que o país se tornasse independente por dominar toda a cadeia produtiva da energia nuclear, garantindo a construção do submarino de propulsão nuclear SN Álvaro Alberto (SN-10) e o abastecimento das usinas nucleares do país.Que esta injustiça sim se resolva logo.

Conheça os produtos da Jurid