Ministro aplica multa ao SINTSAÚDERJ por propaganda irregular em favor de Dilma

Foi destacada a seguinte passagem na propaganda: ?Não vamos deixar que o passado volte a governar o Brasil, pois o Brasil do presente, precisa seguir mudando com compromisso com o futuro, este é o Brasil de Lula e Dilma, por isso, no próximo dia 31 de outubro, Vote Dilma 13?

Fonte: TSE

Comentários: (3)




O ministro Henrique Neves, do Tribunal Superior Eleitoral, aplicou multa de R$ 7,5 mil ao Sindicato dos Trabalhadores de Combate às Endemias e Saúde Preventiva do Estado do Rio de Janeiro (SINTSAÚDERJ) por propaganda irregular em favor de Dilma Rousseff, na época candidata à Presidência da República. A referida propaganda foi publicada no blog do sindicato no dia 17 de outubro deste ano.


Para o Ministério Público, a propaganda se traduz em uma “Carta Aberta aos Servidores Públicos”. Dela foi destacada a seguinte passagem: “Não vamos deixar que o passado volte a governar o Brasil, pois o Brasil do presente, precisa seguir mudando com compromisso com o futuro, este é o Brasil de Lula e Dilma, por isso, no próximo dia 31 de outubro, Vote Dilma 13”.


O MPE citou o artigo 57-c da Lei 9.504/97 que veda, ainda que gratuitamente, a veiculação de propaganda eleitoral na internet, em sítios de pessoas jurídicas, com ou sem fins lucrativos. Afirmou ainda que “claro que o blog pertencente a sindicato, pessoa jurídica, que inclusive é financiada por contribuição compulsória”, não poderia veicular propaganda eleitoral.


A defesa apresentada pelo SINTSAÚDERJ não foi conhecida por não ter sido subscrita por um advogado. As alegações foram feitas pelo Secretário-Geral do Sindicato.


Decisão


Segundo o ministro Henrique Neves, mesmo que fossem examinadas as alegações apresentadas pelo Sindicato o teor destas confirma a intenção de, por meio da divulgação realizada, influenciar a votação da eleição presidencial, quando se afirma que nada mais natural que ditos trabalhadores refresquem a memória de seus companheiros dos episódios de demissão em massa ocorrido na gestão do candidato José Serra, enquanto ministro da Saúde, com intuito unicamente de preveni-los da reincidência do caos derramado sobre tais chefes de família, visto que o mesmo já havia manifestado a respeito quando de sua atual proposta de governo, gerando um grande receio na classe dos referidos trabalhadores”.


Para o ministro “houve o pedido expresso de voto em favor de candidata que disputava o pleito”. Evidenciada a prática de propaganda eleitoral em sítio do Sindicato, Henrique Neves julgou procedente a representação do Ministério público e multou o SINTSAÚDERJ em R$ 7,5 mil.

 


Rp 378345

Palavras-chave: Propaganda Irregular Multa SINTSAÚDERJ Propaganda Eleitoral Dilma Rousseff

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/ministro-aplica-multa-ao-sintsauderj-por-propaganda-irregular-em-favor-de-dilma

3 Comentários

Maria Julia da Silva Martins ag.de combate as endemias14/12/2011 0:16 Responder

somente quem pass0u 4 anos com pires na mao , sabe a importancia ter Dilma Presidente. Nos os mata mosquitos do Rio de Janeiro, deviamos isto ao Presidente Lula; e o BRASIL não podia retroceder a era FHC.

MARIA DOS S. PEREIRA AG.DE COMBATE AS EMDEMIAS24/04/2012 19:13 Responder

O MINISTRO QUERIA QUE NOS FIZESSIMOS CAMPANHA PARA O SR. SERRA QUE NOS DEIXOU DESEMPREGADO, AONDE MUITOS COMPANHEIROS PERDERAM A VIDA POR NAO TER COMO SUSTENTAR SUAS FAMILIAS NEM IDADE PARA CONSEGUIR OUTRO EMPREGO

Ana Cristina ag. de combate as emdemias06/06/2012 10:36 Responder

Somente Deus e minha familia sabe que eu passei quando foi dagnosticado uma doença auto-imune quanndo fomos embora agradeço a Deus e ao Lula a nossa volta .

Conheça os produtos da Jurid