Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/ministerio-e-contra-projetos-de-lei-que-revogam-exame-de-ordem

9 Comentários

andre kruger bacharel em direito28/07/2007 12:01 Responder

Também sou contra a este projeto de lei que tramita no congresso nacional, para a extinção do exame da OAB...só que, convenhamos... o MEC hoje representado pelo sr. haddad, prostituiu o curso de direito no brasil, com a anuência do hoje Ministro da Justiça o Sr. Genro, liberando a abertura de curso superior de direito em qualquer esquina, inflamando assim o mercado de Instituições "CAÇA NÍQUEIS"; deveria sim o MEC cumprir com a sua função de deliberação e fiscalização do ensino aplicado nessas intituições, porque o conhecimento do profissional do direito provém do bom ensino na sua base, que é o da intituição onde se diplomou e não na prova que irá prestar para qualificá-lo apto a advogar, por isso Sr. haddad faça com que o MEC cumpra a sua função e deixe o mercado escolher.

aliz regina p.santos servidora publica28/07/2007 18:47 Responder

Não sou a favor da eliminação do exame da ordem, mas não acho justa a forma como é feito, pois o bacharel pode ter êxito na primeira prova e reprovar na 2a. e mesmo assim terá que fazer tudo novamente. Acho isso injusto. Acredito que o melhor seria aproveitar a fase com êxito e repetir, apenas, a fase reprovada. também vejo que as universidades estão deixando a desejar, principalmente quanto ao quadro técnico que muitas vezes não está qualificando para preparar profissionais para os desafios , tanto do mercado de trabalho como para concurso e ai a responsabilidade do MEC é muito grande em não fazer uma averiguação mais apurada nesses "estabelecimentos de ensino". Vamos lá ministro !

jeferson negreiros tejas advogado29/07/2007 11:36 Responder

Ilustres Senhores, parabéns pelo brilhantismo com que manifestaram suas opiniões no que respeita ao exame de ordem. Apenas discordo, data venia, de que se reprovado o candidato na prova prática, lhe seja dado uma segunda oportunidade somente nesta última. Ora, se se possui de fato capacidade para passar na primeira prova, é evidente que será novamente aprovada, e quanto à segunda, bom aí tem que se preparar mais. No que respeita as instituições de ensino do curso de direito, perfilho-me de que devem preparar melhor, inclusive para o exame em discussão, seus alunos.

ROSE bacharel30/07/2007 10:08 Responder

Concordo em genero numero e grau com os comentarios acima. Menos cursos de Direito. Aproveitamento dos aprovados na primeira fase para que possam se preocupar com a segunda fase, isto é se a OAB realmente quer avaliar. Como ultima sugestão aos congressistas, que o exame de Ordem seja gratuito, já que é uma imposição da InstituiçãoOAB/Br. Porque temos que provar que somos capazes e ainda pagar? pagar e pagar muitas vezes

Ricardo Func. Público (Bacharel e operdor do Direito)30/07/2007 12:19 Responder

EXAME DA ORDEM PARA CAPACITAR PROFISSIONAIS??? A IGNORÂNCIA NESSE PAIS É TANTA QUE HÁ PESSOAS COM NÍVEL SUPERIOR QUE NÃO SABEM PARA QUE SERVE O EXAME DA ORDEM! DEIXA EU EXPLICAR... O EXAME DA ORDEM SERVE SOMENTE PARA "ANGARIAR FUNDOS" (Entende-se fundos dos bolsos dos politicos dos altos quadros dessa honrosa instituição!) QUE NÃO PENSAM EM BOM NÍVEL DE ENSINO, AO CONTRÁRIO COLABORAM COM A ABERTURA DE FACULDADES E UNIVERSIDADES DE DIREITO POR TODO PAIS! NINGUEM PERCEBE QUE QUEREM APENAS "ROUBAR" O DINHEIRO DO BACHAREL DIZENDO QUE AO PASSAR NO EXAME DA ORDEM, ESTARA HABILITADO COMO NOS CONTOS DE FADA A EXERCER A PROFISSÃO! PIADA MAIOR É SABER QUE NÃO HÁ EDIFÍCIOS CAINDO (engenheiros), NÃO HÁ DOUTORES ARRANACANDO DENTES DOS OUTROS (dentistas), NÃO HÁ PESSOAS MORRENDO EM HOSPITAIS POR INCAPACIDADE MÉDICA (médicos), ONDE NÃO PRECISARAM FAZER PROVA NENHUMA PARA SE TORNAREM BONS PROFISSIONAIS... (o mercado cuida dos maus profissionais) A IGNORÂNCIA NESSE PAIS É TANTA QUE LEIO BACHARÉIS DIZENDO QUE O EXAME É BOM! BOM MESMO SÃO OS "ADELVOGADOS" POLITIQUEIROS GANHANDO DINHEIRO DO RECEM FORMADO... ISSO SIM É UMA PIADA!

Ricardo Func. Público (Bacharel e operador do Direito)30/07/2007 12:31 Responder

Alias, apenas pegando uma carona no comentário sobre "pessoas com nível superior que não sabem o que é o exame das Ordem". Vc´s acreditam que há pessoas com nível superior envolvidos em seitas que dizem que DEUS precisa de dinheiro? HAHAHA... E o pior de tudo, deixam para Deus 10% do salario todo mês? HAHAHA.... Vamos enriquecer os donos de igrejas evangélicas, pois eles não fizeram curso superior, porem são mais "espertos" que muitos cultos desse pais...

Joka Bueno Bacharel de Direito31/07/2007 0:27 Responder

Quero deixar o meu repúdio mais uma vez com relação ao exame de OAB que falei e volto a falar que é uma reserva de mercado onde o MEC e a OAB e o Conselho Federal são todos uma panelinha não sabemos quem fica com a maior parte do Bolo. TOMA VERGONHA NA CARA BRASIL, VAMOS LUTAR PELO NOSSO DIREITO, FIZ A FACULDADE E AGORA QUERO TRABALHAR OU MEU DINHEIRO DE VOLTA, CAMBADA DE MERCENÁRIOS E OPORTUNISTAS!!!!!!!!!!! Então que todos os cursos Superiores no Brasil também façam esse bilionário exame de proeficiência arrecadador de dinheiro do estudante brasileiro. É só! não mais tempo a perder com essa palhaçada. Fui!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Rosa Maria operadora do direito08/08/2007 13:23 Responder

Mais uma vez estou deixando minha opinião a respeito do tema: EXAME DA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL. Fiz faculdade de Direito já com mais de 50 anos de idade. Fui estagiária OAB/SP durante dois anos. Nunca incorri em qualquer erro ético ou que pudesse colocar em risco o direito de clientes, tenho mais de 1.500 hs estágio, desde Ministério Público, até todas as áreas jurídicas, coisa que muito poucos alunos fazem, me dediquei plenamente aos estudos, e hoje, depois de graduada, estou encostada em um escritorio de advocacia, servindo de ofice boy, para poder me manter atualizada na área, porém, nos duas últimas provas não pude me inscrever por não ter dinheiro para pagar o valor da inscriçã0. Interessante, enquanto na graduação, o valor que eu paguei à OAB/SP, me garantia a posição de Estagiária, e com isso, por dois anos consecutivos a OAB/SP me aceitou como parte do grupo, porém, depois de graduada, passei a ser um nada no âmbito jurídico, pois Bacharel não é NADA, não pode ser estagiário, nem advogar. Tenho conhecimento jurídico, sou muito atenta aos preceitos éticos, no entanto, tenho visto atos absurdos praticados por portadores da Carteira de Ordem, leio constantemente, absurdos contidos em exordial, inclusive citações de artigos que nada tem a ver com o caso fático, e reitero, assinadas por advogados. Mais uma vez, deixo uma pergunta que não quer calar, alguém conhece alguma providencia que o MEC tenha adotado em face de instituições de ensino, que tanto proclamam ser avaliadas constantemente??? E a OAB. o que tem feito com relação à isto ??? NADA, a única coisa que fazem é punir quem AINDA não praticou nenhum erro, ou causou qualquer dolo a quem quer que seja, dentro da área jurídica, pois o exame da Ordem, é uma verdadeira punição a função da Ordem dos Advogados, é a de supervisionar e punir aqueles que causam dolo por imperícia, imprudencia ou negligencia. E faculdades continuam sendo abertas, para PRATICAR ESTELIONATO EDUCACIONAL. PROVIDENCIAS JÁ!!!

Carlos Bonasser Militar e estudante22/08/2007 14:59 Responder

Primeiro quero adiantar que o Ministro da Educação tem todo o direito em se perfilhar aos fundamentos da OAB, visto sua formação, pois se se socorresse de sua assessoria Jurídica veria com outros olhos o exame. Temos que observar se achamos ou não correto o exame de ordem, o que temos que ter em mente é seu verdadeiro alinhamento com a constituição vigente e não com o querer da cúpula da ordem. Esta sendo jogado por terra uma serie de princípios constitucionais tais como o da isonomia, legalidade, primazia do interesse publico e etc. sempre que posso conversar acerca do tema vejo que a saída honrosa, legal e exemplificativa da Ordem seria a de se comportar como corresponde a uma instituição de fiscalização profissional, haja vista, as atuações de suas congêneres. Outrossim, acredito que a Ordem deveria atribuir o ônus da responsabilidade a ela mesma, ao MEC e consequentemente ao Estado que, SMJ, realiza a fiscalização sem a eficácia que diz a Ordem. O Bacharel, no caso, em Direito nesse particular é o que menor responsabilidade detém, e pelo visto dada a sua fragilidade jurídica em promover sua defesa, diante de oponentes tão fortes, só lhe resta o STJ ou STF acordarem de sua hibernação e promoverem a justiça para esses milhares de profissionais que estão à margem do mercado de trabalho. Ao invés da ordem continuar com esse discurso salgado e sem a devida consistência, deveria sim cometer o ato gigantesco de extirpar o exame dos requisitos para pretensos filiados, como é feito em qualquer outro conselho de profissionais. Vejo que os interesses defendidos não são os que a mesma apregoa, como a proteção das pretensões dos patrocinados e sim os interesses próprios da Ordem, sabemos que uma grande maioria dos hoje presidentes e conselheiros o são sem realizarem o exame por eles defendido. Aproveito para deixar aqui um endereço na NET onde poderiam enriquecer suas opiniões acerca do tema. (www.tex.pro.br e www.profpito.com). Atenciosamente Carlos Bonasser

Conheça os produtos da Jurid