Média de pulsos telefônicos não serve para definição de impropriedade de cobrança por excesso

Cobrança dos pulsos excedentes telefônicos

Fonte: STJ

Comentários: (2)




A Segunda Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), por maioria, manteve a decisão que entendeu dever prevalecer a fórmula legal, regulamentar e habitual de cobranças pelas concessionárias de telefonia, quando da ausência de qualquer indício a demonstrar que a cobrança tenha sido abusiva.

No caso, a consumidora Eneida Rosiane Silva ajuizou uma ação de repetição de indébito contra a Telemar ? Norte Leste S.A. sustentando que lhe estariam sendo cobrados pulsos excedentes e ligações locais para telefone celular de forma aleatória e unilateral, já que não discriminados nas contas, ficando ferido o direito à informação previsto no Código de Defesa do Consumidor.

O juízo monocrático julgou procedente o pedido. Entretanto o Tribunal de Justiça de Minas Gerais deu provimento à apelação da Telemar, entendendo não haver ?nenhuma abusividade na cobrança, que se encontra em conformidade com as resoluções acerca do tema, cumprindo registrar que à apelante (Telemar) fora dado prazo até janeiro de 2006 para regularizar a cobrança dos pulsos excedentes, de forma a se identificar cada uma das chamadas, não podendo, antes de tal data, ser penalizada pela forma hoje utilizada, pois não agem em contrário a legislação atual?. Inconformada, a consumidora recorreu ao STJ.

O relator, ministro Castro Meira, manteve a decisão do Tribunal de Justiça estadual por considerar deficiente a fundamentação do recurso da consumidora, não permitindo a exata compreensão da controvérsia.

Processos relacionados:
RESP 970750

Palavras-chave: cobrança

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/media-de-pulsos-telefonicos-nao-serve-para-definicao-de-impropriedade-de-cobranca-por-excesso

2 Comentários

julio cesar mayoli empresário02/10/2007 12:56 Responder

Parece-me que o CDC é lei de 1990, a lei de telecomunicações é de 1997, e resolução não é lei. Atenção STJ, eu sou leigo, mas vocês .... Tenho direito sim a informação, pois ligações são itens de uma nota fiscal de serviço de telefonia, que são obrigados (receita Estadual) a sua discriminação com o respectivo imposto.

Julio Cesar Mayoli 23/05/2017 16:21 Responder

Prezados Gostaria que retirasse meu nome da página do Google desde 2007. Grato Julio Cesar Mayoli

Conheça os produtos da Jurid