Liminar suspende promoção de juíza ao cargo de desembargadora

Conselheiro acolheu o argumento da requerente, de que ela foi preterida na promoção mesmo tendo a mais alta pontuação entre os magistrados concorrentes

Fonte: CNJ

Comentários: (1)




O conselheiro José Guilherme Vasi Werner, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), expediu liminar, na última para suspender a promoção da juíza O.S.C. ao cargo de desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA). Relator do Procedimento de Controle Administrativo, protocolado pela juíza Maria Filomena de Almeida Buarque, o conselheiro considerou que o ato da corte paraense está em desacordo com a Resolução CNJ n. 106, que dispõe sobre os critérios objetivos de aferição do merecimento para promoção de magistrados e acesso aos tribunais de segundo grau.


Com a liminar, fica suspensa tanto a promoção da juíza, deliberada na sessão plenária do TJPA de quarta-feira (3/4), quanto sua posse como desembargadora. Em sua decisão, o conselheiro acolheu o argumento da requerente, de que ela foi preterida na promoção mesmo tendo a mais alta pontuação entre os magistrados concorrentes.


De acordo com o artigo 4º da Resolução CNJ n. 106, a avaliação do magistrado para fins de promoção por merecimento deve levar em conta: desempenho (aspecto qualitativo da prestação jurisdicional); produtividade (aspecto quantitativo da prestação jurisdicional); presteza no exercício das funções; aperfeiçoamento técnico e adequação da conduta ao Código de Ética da Magistratura Nacional. Ainda conforme a Resolução, o magistrado avaliado recebe uma pontuação para cada um desses critérios e o que tiver mais pontos deve ser o contemplado com a promoção por merecimento.

Palavras-chave: Liminar Suspensão Promoção Juíza Cargo Desembargadora

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/liminar-suspende-promocao-de-juiza-ao-cargo-de-desembargadora

1 Comentários

Paulo Miranda Lima Advogado em BH/MG10/04/2013 9:51 Responder

Parabéns pela brilhante decisão do Il. Conselheiro, só esperamos que o Plenário do CNJ, ratifique a r. decisão. O CNJ, na minha humilde opinião, foi um passo importantíssimo na Justiça do Brasil, porém tem de continuar no mesmo ritmo da Min. Eliana Calmom, para que o Judiciário do nosso pais, já bem apodrecido em vários seguimentos, pelo menos no CNJ, temos uma luz no fim do túnel.

Conheça os produtos da Jurid