Lei reabre polêmica sobre 'dupla porta' em hospitais paulistas

Para o promotor o caso "é uma insistência para se vender leito público para planos de saúde"

Fonte: Folha de São Paulo- Online

Comentários: (0)




A Assembleia Legislativa aprovou anteontem (16) um projeto que transforma o Hospital das Clínicas em autarquia especial -com mais flexibilidade para contratar funcionários e aumentar os salários, informa a reportagem de Talita Bedinelli e Cristina Moreno de Castro, publicada na Folha desta sexta-feira.


O projeto enfrentou críticas de opositores que acreditam que ele poderá aumentar a "dupla porta" no hospital e estendê-la para o Icesp (Instituto do Câncer do Estado de SP Octavio Frias de Oliveira), que hoje atende só o SUS.


Segundo eles, a "dupla porta", sistema que diferencia o atendimento de quem tem plano de saúde, prejudica os que dependem do SUS. Há, por exemplo, forma diferenciada de marcação de consultas; quem têm plano passa na frente dos demais.


Para o promotor Arthur Pinto Filho, incluir o Icesp foi uma forma de o governo "burlar a decisão judicial". "É uma insistência para se vender leito público para planos de saúde", afirma.


O governador Geraldo Alckmin (PSDB) disse que "não tem nada a ver o projeto de autarquia especial com a questão de dupla porta".


"A autarquia especial possibilita ao HC mais agilidade para contratar, pagar salários de mercado." Ele afirmou que sancionará o projeto, mas não deu uma data para isso. Depois, o projeto ainda terá que ser regulamentado.

 

 

 

 

*A íntegra está disponível apenas para assinantes do jornal e do UOL.

Palavras-chave: Polêmica; Hopitais; Porta; Lei; Duplicidade

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/lei-reabre-polemica-sobre-dupla-porta-em-hospitais-paulistas

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid