Lei que garante meia-entrada a idosos em eventos culturais públicos não pode ser aplicada a atividade econômica local

Para o magistrado, no caso não há violação ao Estatuto do Idoso

Fonte: TRF da 4ª Região

Comentários: (1)




O desembargador federal Cândido Alfredo Silva Leal Júnior, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), negou pedido do Ministério Público Federal (MPF) que buscava conceder direito à meia-entrada a idosos que queiram visitar a 25ª Festiqueijo, em Carlos Barbosa (RS).


Para o magistrado, no caso não há violação ao Estatuto do Idoso, “na medida em que o evento parece pretender promover apenas a atividade econômica local, e não a cultural”. Segundo informações prestadas pelo presidente do evento, que aconteceu no dia 27 de julho no município da Serra Gaúcha, a Festiqueijo objetiva atrair turistas, comerciantes e interessados em conhecer a cidade, suas atrações turísticas, seus produtos e potencialidades de negócios, através de um festival gastronômico, com degustação de queijos, embutidos e demais produtos da indústria local.


O ingresso para o festival, explica a organização do evento, franqueia ao visitante o consumo liberado de todos os produtos ofertados em seu pavilhão, sem limitação de quantidade e/ou tempo de consumo.


Nesse contexto, ressalta Leal Júnior, “ainda que exista patrocínio da Caixa Econômica Federal (recursos públicos), os valores são mínimos (R$ 10 mil), se comparados com o custo do evento (R$ 1,5 milhão)”. Este fato, por si só, conclui o desembargador, não é suficiente para o deferimento da liminar solicitada.


O MPF ingressou com a ação na Justiça Federal de Bento Gonçalves (RS) contra o Município de Carlos Barbosa, realizador do festival. No último dia 18, a liminar foi negada na primeira instância, levando a Procuradoria a recorrer ao TRF4.

Palavras-chave: estatuto do idoso

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/lei-que-garante-meia-entrada-a-idosos-em-eventos-culturais-publicos-nao-pode-ser-aplicada-a-atividade-economica-local

1 Comentários

Rafael autonomo02/08/2014 8:20 Responder

\\\"O desembargador federal Cândido Alfredo Silva Leal Júnior, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), negou pedido do Ministério Público Federal (MPF) que buscava conceder direito à meia-entrada a idosos que queiram visitar a 25ª Festiqueijo, em Carlos Barbosa (RS).\\\"(SIC) UM DIA TU SERÁS IDOSO, índio velho, e tua consciência, se é que as tem, nao te dará paz!

Conheça os produtos da Jurid