Lei garante salário-maternidade a pais que adotarem crianças de qualquer idade

Lei garante salário-maternidade pelo período de 120 dias ao segurado

Fonte: Agência Brasil

Comentários: (1)




A presidente Dilma Rousseff sancionou na última quinta-feira (24), a lei 12.873/13, que garante salário-maternidade pelo período de 120 dias ao segurado ou segurada da Previdência Social que adotar ou obtiver guarda judicial para fins de adoção de criança. A percepção do benefício está condicionada ao afastamento do segurado do trabalho ou da atividade desempenhada.


O salário-maternidade será calculado sobre:


I - a remuneração integral, para o empregado e trabalhador avulso;


II - o último salário-de-contribuição, para o empregado doméstico;


III - 1/12 da soma dos 12 últimos salários de contribuição, apurados em um período não superior a 15 meses, para o contribuinte individual, facultativo e desempregado; e


IV - o valor do salário mínimo, para o segurado especial.


O benefício não poderá ser concedido a mais de um segurado envolvido no mesmo processo de adoção ou guarda, ainda que os cônjuges ou companheiros estejam submetidos a regime próprio de Previdência Social.


No caso de falecimento da segurada ou segurado que fizer jus ao recebimento do salário-maternidade, o benefício será pago ao cônjuge ou companheiro sobrevivente que tenha a qualidade de segurado durante todo o período ou pelo tempo restante a que teria direito.


Até agora, a lei 8.213/91 assegurava o salário-maternidade pelo período de 120 dias à segurada da Previdência Social que adotasse ou obtivesse guarda judicial para fins de adoção de criança com até um ano de idade. Se a criança tivesse entre um e quatro anos de idade, o benefício seria concedido por 60 dias e se a criança tivesse de quatro a oito anos de idade, a duração cairia para 30 dias.

Palavras-chave: lei garantia salário-maternidade adoção criança

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/lei-garante-salario-maternidade-a-pais-que-adotarem-criancas-de-qualquer-idade

1 Comentários

J.L.Barbosa Advogado29/10/2013 22:57 Responder

Só assim teremos o privilégio de ver mais crianças sendo amparadas, após serem renegadas pela maioria da sociedade. Que Deus abençoe essa atitude da Presidenta Dilma. Pastor José Filho do Rei...

Conheça os produtos da Jurid