Lei da Ficha Limpa chega a 2012 ainda cercada de dúvidas

A Lei da Ficha Limpa foi sancionada em junho de 2010, ano de eleição para presidente, governador, deputados e senadores, sob a expectativa de que filtraria os quadros políticos do país, tirando de cena quem tivesse débitos com a Justiça

Fonte: OAB

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Brasília, 02/01/2012 - A Lei da Ficha Limpa foi sancionada em junho de 2010, ano de eleição para presidente, governador, deputados e senadores, sob a expectativa de que filtraria os quadros políticos do país, tirando de cena quem tivesse débitos com a Justiça. O sonho, porém, durou pouco. O Judiciário deixou o caso para 2012, quando acontecem as eleições municipais. Um ano e meio depois de comemorar a criação da lei, os brasileiros ainda esperam o dia em que ela realmente tenha validade.

 

A proposta de impedir que políticos com a ficha suja se candidatassem surgiu em 2009, quando um grupo de entidades civis reuniu assinaturas para apresentar o projeto de lei à Câmara dos Deputados. Depois de muitos debates e mudanças, o texto foi aprovado por deputados e senadores e sancionado pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em junho de 2010, teoricamente a tempo de valer já nas eleições.

 

Na disputa eleitoral, as incertezas sobre a validade da lei provocaram sérios prejuízos a candidatos e, principalmente, à população, que não sabia em quem poderia ou não votar. Sob liminares, muitos políticos com a ficha suja chegaram a se candidatar e a conseguir votos suficientes para serem eleitos. Outros desistiram no meio do caminho sem saber se teriam chance de assumir a vaga.

 

O caso foi parar no STF (Supremo Tribunal Federal), que, somente um mês após as eleições, decidiu que a lei valeria em 2010 - deixando de fora, portanto, aqueles candidatos ficha suja que se candidataram. Os devidos substitutos, então, tomaram posse e iniciaram seus mandatos. Dois casos emblemáticos são os dos senadores e . Este último tomou posse na última quarta-feira (28) em pleno recesso parlamentar.

 

Mas em março deste ano a confusão jurídica voltou a se estabelecer: o Supremo voltou atrás e decidiu que a lei não poderia ter entrado em vigor no ano passado. Com isso, quem exercia cargos no lugar de um ficha suja barrado em 2010 perdeu o direito de permanecer na vaga.

 

E os ministros começaram a julgar um a um os casos de políticos que querem assumir o posto perdido e entraram com ação para consegui-lo. O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) estima que haja pelo menos 30 candidatos a deputado federal, estadual e senador nessa situação.

 

Para evitar novas dúvidas sobre a lei, a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) entrou com uma nova ação no STF pedindo que a Corte declarasse oficialmente se a lei da Ficha Limpa é constitucional. Em entrevista à Record News, o presidente da OAB, Ophir Cavalcante, comentou a expectativa para que o resultado defina o processo eleitoral brasileiro.

 

- A decisão certamente deve ser no sentido de validar essa lei, até porque com ela se inicia a reforma política que os parlamentares infelizmente têm jogado para debaixo do tapete. A eles não interessa isso, mas à sociedade interessa que haja melhores costumes na política.

 

Desde novembro, o assunto chegou a ser incluído na pauta do Supremo três vezes, mas o risco de haver um novo empate, já que Rosa Maria Weber ainda não tinha assumido a 11ª cadeira da corte, fez os ministros empurrarem a decisão para 2012.

 

Para o professor de Ciência Política da UnB (Universidade de Brasília) João Paulo Peixoto, a demora em encerrar a discussão traz inúmeros prejuízos ao país.

 

-Essa confusão não é boa, cria uma instabilidade muito ruim para o processo político. O assunto já foi bastante discutido e a população espera que haja entendimento e a lei seja implantada o mais rápido possível. Pois justiça lenta é justiça negada. (Matéria publicada hoje no site R7).

Palavras-chave: ficha limpa validade políticos

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4 Comentários

seu nome sua profissão03/01/2012 2:07 Responder

O stf, que tem o poder dever, de interpretar a constituição, deverá faze-la, e decidir essa liode, pois para a democraçia essa falta de esclarecimento é muito prejudicial, abre-se espaço para interpretação de juizes e tribunais, depois chega tudo ao tse, que demora em media 3 anos para julgar os recursos eleitorais, e depois caberá recurso extraordinário ao stf, e é chegado a data de novas eleições, o stf deve julgar, editar sumula vinculante e nos dar condições de realizar as eleições municipais sem lides temerosas. pela democraçia e pelo Brasil, assumam os seus direitos cumpram o seu dever.

Neif Baracat advogado 03/01/2012 12:34

SE TODOS OS MINISTROS, TANTO NA ESFERA FEDERAL, E ESTADUAL, BEM COMO, STF.STJ, SÃO TODOS COVIL DE BANDIDOS, SE A FICHA LIMPA FOSSE APLICADA PARA TAIS FUNÇÕES, MUITO POUCO OU QUASE NENHUM PODERIAM ESTRAREM NOS CARGOS, DANDO SOPA, GRAÇAS AO LULA, É QUE TEMOS TANTOS ELEMENTOS BRILHANTES, JULGANDO SEU PARIAS (COLEGAS), EIS A CAUSA DA FICHA LIMPA, NUNCA PODER SER APLICADA.(JADER BARBALHO E CIA)

Dermival advogado03/01/2012 2:09 Responder

O stf, que tem o poder dever, de interpretar a constituição, deverá faze-la, e decidir essa liode, pois para a democraçia essa falta de esclarecimento é muito prejudicial, abre-se espaço para interpretação de juizes e tribunais, depois chega tudo ao tse, que demora em media 3 anos para julgar os recursos eleitorais, e depois caberá recurso extraordinário ao stf, e é chegado a data de novas eleições, o stf deve julgar, editar sumula vinculante e nos dar condições de realizar as eleições municipais sem lides temerosas. pela democraçia e pelo Brasil, assumam os seus direitos cumpram o seu dever.

Leigo da Silva Vendedor ambulante03/01/2012 12:18 Responder

Desculpe, mas, por ser leigo, não entendi. Não são 11 honrados cidadãos que recebem RS 26.723,13 (e ainda tem Procurador-Geral defendendo uma baba de 32 mil...)? Destes 11, oito não foram nomeados (leia-se, \\\"escohidos\\\") pelo partido da Presidenta (dois deles, por ela própria)?? Se chegaram a este posto (que, acredito, muito brasileiro quer) sem nem prestar concurso público, para só sair aos 70 anos e para ganhar este salário \\\"de fome\\\" enquanto viverem, a sua responsabilidade seria para com a Constituição ou para com quem os colocou lá? Um dos tais casos \\\"emblemáticos\\\" não é de um Senador (com ficha imunda) de um partido da base aliada? Ouvi dizer que o cara precisou DEIXAR O CARGO para não ter seus direitos politicos suspensos!! Não entendo de política, por isso pode ser que eu tenha misturado tudo. Mas até onde posso ver, não se trata de questão constitucional, mas de vergonha na cara, mesmo. Se estiver errado, por favor, peço desculpas e que me expliquem o que está acontecendo. Quando a hermenêutica jurídica é contrária ao interesse coletivo, o que está sendo feito? Justiça ou a boa e velha maracutaia brasileira?

Felipe Augusto advogado03/01/2012 17:41 Responder

AINDA ESTÃO NA DÚVIDA???AH, MAS O CARNAVAL ESTÁ PERTO E ESSE ANO QUE É ELEITORAL, A MARMELADA VAI COMER SOLTA....ACORDA MINHA GENTE.....ISSO É ENGANA -TROUXA.....ELES NÃO ESTÃO NEM AÍ....VAMOS TRABALHAR PARA GARANTIR NOSSO GANHA PÃO...POLITICA É PORCARIA....DEIXEM ISSO PARA LÁ.....ISSO É BRASIL.....

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