Lei cria quatro universidades federais

Juntas, as quatro instituições terão 145 cursos e abrirão 38,3 mil novas vagas para estudantes

Fonte: Agência Brasil

Comentários: (2)




Brasília – A presidenta Dilma Rousseff sancionou ontem (5) lei que cria mais quatro universidades federais no país: a do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), do Oeste da Bahia (UFOB), do Sul da Bahia (UFESBA) e do Cariri (UFCA), no Ceará. Juntas, as quatro instituições terão 145 cursos e abrirão 38,3 mil novas vagas para estudantes.


Segundo Dilma, as novas instituições de ensino superior no Norte e Nordeste do país terão papel relevante na redução das desigualdades regionais. “Quando fizemos esse processo de seleção, olhamos muito esse problema da capacidade de irradiação que aquela universidade tem numa determinada região. Acreditamos que as potencialidades de uma região se desenvolvem e se expandem quando se cria naquela população formação educacional capaz de tornar essa educação em elemento transformador da realidade”, disse a presidenta, em discurso após sancionar a criação das universidades.


Em 2002, segundo números do governo, havia campi de universidades federais em 114 municípios, número que passou este ano para 275. “São municípios que respondem por uma parcela significativa da população brasileira, mas não significa que devamos parar por aqui. Esse processo vai continuar, será complementado pelas escolas técnicas, pelos institutos federais”, acrescentou Dilma.


Com as quatro novas instituições, o número de universidades federais no país chegará a 63, disse o ministro da Educação, Aloizio Mercadante.


A Universidade Federal do Cariri terá 27 cursos e deverá receber 6,5 mil estudantes, com campi nos municípios Juazeiro do Norte, Barbalha e Crato.


Com a Universidade Federal do Oeste da Bahia, além da sede em Barreiras, haverá campi em Bom Jesus da Lapa, Barra e Santa Maria da Vitória. Ao todo, serão 35 cursos e 7,9 mil estudantes.


A Universidade Federal do Sul da Bahia terá 36 cursos para 11,1 mil estudantes na sede, em Itabuna, e nos campi dos municípios de Porto  Seguro e Teixeira de Freitas.

Palavras-chave: Dilma Rousseff Lei Sanção Universidades Federais Norte Nordeste

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/lei-cria-quatro-universidades-federais

2 Comentários

Andréa Guimarães advogada07/06/2013 13:41 Responder

Não basta a criação de novas universidades Federais, devendo ser criadas instituições de ensino de qualidade, não sendo verdadeira a impressão que se quer passar, no sentido de que por ser a universidade federal, a mesma é de alto padrão. O que se tem visto, é a \\\"criação\\\" de tais universidade em campis péssimos, sem a mínima qualidade desde equipamentos, como professores mal remunerados e insatisfeitos, sem restaurantes universitários. Portanto não basta dizer \\\"aqui há uma universidade Federal\\\", quando nela falta até mesmo internet de qualidade para os alunos. Tudo isso ao meu ver não passa de mera ilusão quantitativa de ensino , deixando muito a desejar a qualidade desse ensino a ser prestado. Padecendo os alunos, como vimos em 2012, com a greve das universidades Federais em todo o País, que inclusive não teve a notoriedade que a situação exigia, da mídia em geral, para que a população ficasse alerta.

JOAO Ananias MACHADO BB-Aposentado08/06/2013 11:08 Responder

Sabido de todos não ser suficiente, mas o necessário possível que está sendo feito para simplesmente melhorar e elevar a qualidade do ensino superior público brasileiro, sem dúvida com pleno êxito num futuro bem próximo. Cabíveis reclamos desse jaez, como os acima, devendo, porém, data vênia, ser formulados de forma mais condigna, com moderação e urbanidade na expressão, eis ser este o melhor meio de convencer ? não há outro que seja tão eficaz!

Conheça os produtos da Jurid