Justiça promove mutirão para resolver processos contra BB, Bradesco e C&A

Entre as ações contra as quatro empresas, existem reclamações por cobrança indevida de tarifas, de inclusão indevida em cadastro de inadimplentes e bloqueio de cartão de crédito

Fonte: Agência Brasil- Por UOL

Comentários: (0)




O TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro) iniciou, na manhã desta segunda-feira (25/7), um mutirão de audiências para agilizar a solução, por meio de acordos, de processos envolvendo o Banco do Brasil, o Bradesco, a C&A e o IBI. Ao todo, foram antecipados 180 processos.


Com o mutirão, dez audiências podem ser realizadas simultaneamente. De acordo com o titular do 2º Juizado Especial Cível e coordenador do Centro Permanente de Conciliação, Flávio Citro, as quatro empresas estão entre as 30 maiores litigantes do estado.


Para ele, a iniciativa do mutirão beneficia todas as partes. Citro disse que, como há ações muito semelhantes, a concentração das audiências em um mesmo dia, abre a possibilidade de um grande percentual de solução pacífica dos conflitos. É bom para o tribunal e para as partes. "No caso dos bancos, isso permite que eles identifiquem um padrão de erro que possa ser consertado, para que daqui a frente não aconteça mais.”.


Segundo o juiz, na medida que os processos se repetem, as sentenças acabam se repetindo, o que automatiza o acordo ou a sentença. Por isso, é mais fácil só julgar os que fogem da situação padronizada. Citro destacou também o alto índice de acordos feitos pelo tribunal. ”Mesmo que não haja possibilidade de acordo, embora nosso índice seja de 80%, os 20% restantes são objeto de julgamento e é marcada a data de leitura de sentença."


Entre as ações contra as quatro empresas, existem reclamações por cobrança indevida de tarifas, de inclusão indevida em cadastro de inadimplentes e bloqueio de cartão de crédito.


Os mutirões da Justiça Estadual fazem parte da Política Nacional de Conciliação, criada no ano passado pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça) e que tem o objetivo de reduzir os processos judiciais que sobrecarregam os tribunais do país.

 

Palavras-chave: Ações; Justiça; Mutirão; BB; Bradesco; C&A; IBI

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/justica-promove-mutirao-para-resolver-processos-contra-bb-bradesco-e-ca

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid