Justiça do Trabalho do Paraná se prepara para atender surdos

Maior participação de deficientes físicos no mercado de trabalho provoca demanda no Judiciário Trabalhista. Curso que começa na próxima terça-feira irá formar servidores para o atendimento aos surdos em Língua Brasileira de Sinais (Libras)

Fonte: TRT - PR

Comentários: (0)




O Tribunal Regional do Trabalho do Paraná inicia nesta terça-feira, 15 de março, novo curso para formação de servidores e magistrados no aprendizado de Libras - Língua Brasileira de Sinais. O objetivo é preparar o Judiciário, principalmente os servidores que fazem o primeiro contato no balcão, para o atendimento aos surdos que procuram pela Justiça. A aula inaugural ocorrerá nesta terça-feira, às 10 horas, na Escola Judicial do TRT-PR, na rua Vicente Machado, 147, em Curitiba. O curso será ministrado pela Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (FENEIS).


"O Brasil ratificou a convenção internacional acerca dos portadores de necessidades especiais e o seu acesso à Justiça. Isso criou novas demandas, inclusive a contratação dessas pessoas no mercado de trabalho. É um dever nos prepararmos para atender a todos os trabalhadores, sem distinção, e o curso de Libras proporciona esse atendimento", explica a presidente da Comissão de Responsabilidade Social do TRT-PR, desembargadora Ana Carolina Zaina.


O TRT-PR é pioneiro na implantação de cursos de Libras no Judiciário.


Iniciou essa formação antes mesmo da publicação da Resolução 64/2010 do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, que determina aos tribunais a realização do curso básico da língua de sinais. Em 2008, o TRT formou a primeira turma no curso básico e, em 2009, deu continuidade à formação no curso intermediário, preparando servidores para atuar nas unidades judiciárias de Curitiba.

 

 

Informações à Imprensa:

Palavras-chave: Atendimento a Surdos; Formação de Servidores; Deficientes Físicos; Curso Básico da Língua de Sinais

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/justica-do-trabalho-do-parana-se-prepara-para-atender-surdos

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid