Justiça condena sete por morte de delegado em Jaboticabal

Eles foram acusados de render o delegado, amarrá-lo no colchão e atear fogo

Fonte: Folha Online

Comentários: (1)




Após quatro dias de julgamento, a Justiça condenou ontem (6) sete presos pela morte do delegado Adelson Taroco em maio de 2006 na cadeia de Jaboticabal (a 342 km de SP), durante onda de ataques do PCC (Primeiro Comando da Capital). Outros dois detentos foram condenados por incêndio e danos ao patrimônio público.


Dos sete condenados, quatro cumprirão pena de 22 anos, dois meses e 20 dias, enquanto três deverão ficar presos por 16 anos. A condenação foi por homicídio e incêndio qualificados.


Eles foram acusados de render o delegado, amarrá-lo no colchão e atear fogo. Após 20 dias na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital das Clínicas de Ribeirão, o delegado morreu.


Os outros dois envolvidos foram absolvidos da pena de homicídio, mas condenados pelo incêndio e danos ao patrimônio público -penas de quatro e três anos, respectivamente. Cabe recurso.


A maior pena coube a Messias Silvano Lopes, Élcio Ferreira de Souza, Gaspar de Lima e Renato Oliveira Santos. Otávio Mariano Soares e Júlio César Venâncio tiveram a segunda maior pena.


Todos foram encaminhados ao CDP (Centro de Detenção Provisória) de Ribeirão. Venâncio, que estava em liberdade condicional, saiu algemado e escoltado.


Os absolvidos do crime de homicídio foram Manoel Alves da Silva e Osmar Aparecido Almeida. O pedido de absolvição foi feito pelo Ministério Público, por falta de provas para condenação.


Recursos


O promotor Paulo Henrique de Oliveira Arantes afirmou que vai recorrer da decisão do Tribunal do Júri por considerar as penas por homicídio muito pequenas. Ele esperava condenações de pelo menos 25 anos para cada.


Os advogados de defesa também afirmaram que vão apelar da sentença porque não concordaram com a decisão e as penas aplicadas. O prazo para recurso é de 15 dias, sem efeito suspensivo.


Para o presidente do Sindicato dos Delegados do Estado de São Paulo, George Melão, o sentimento de impunidade foi extinto, porém as penas 'deixaram a desejar'. 'O homicídio teve requintes de crueldade e não deu chance de reação.'


Segundo Melão, que acompanhou o julgamento, o momento mais chocante foi o depoimento de um ex-policial que ajudou no resgate do delegado. 'Ele disse que o doutor Taroco saiu irreconhecível, pedindo ajuda e para não abandoná-lo.'


Sete pessoas -cinco mulheres e dois homens- fizeram parte do júri. Na sexta, a pedido da Promotoria, os jurados foram até a cadeia onde Taroco morreu para ver o local do crime. Policiais que acompanharam o julgamento comemoraram a decisão.

Palavras-chave: Delegado; Homicídio; PCC; Condenação; Jaboticabal

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/justica-condena-sete-por-morte-de-delegado-em-jaboticabal

1 Comentários

Antonio de Assis Nogueira Júnior Servidor Publico09/02/2011 9:11 Responder

São Paulo, 09 de fevereiro de 2011. Senhor Diretor: A nossa Legislação é benéfica para os homicidas. Enquanto não tivermos pelo menos a prisão perpétua (sem direito a condicional etc.), o crime de homicídio compensará sempre. Temos que começar a refletir sobre a PENA DE MORTE legal e estatal (ampla defesa e o devido processo legal). Os homicidas logo estarão soltos etc. (Regime semi aberto etc.). É uma vergonha! É o Brasil da barbárie. Covardia sem limite e impunidade. Infelizmente não há nada a comemorar na apenação dos homicidas covardes. PENA DE MORTE legal e estatal já! Respeitosamente, Antonio de Assis Nogueira Júnior Servidor Público

Conheça os produtos da Jurid