Justiça condena 5 envolvidos na Máfia dos Sanguessugas na Bahia

Ex-deputado federal e seu ex-assessor, além de três empresários que teriam se beneficiado de esquema de desvio de recursos da compra de unidades móveis de saúde em prefeituras no Estado

Fonte: Estado de São Paulo

Comentários: (0)




A Justiça Federal na Bahia condenou cinco envolvidos na Máfia dos Sanguessugas – esquema de fraudes para aquisição de ambulâncias e equipamentos hospitalares em prefeituras de todo o País. Foram condenados quatro empresários, um ex-deputado e um ex-assessor parlamentar. Eles tiveram seus direitos políticos suspensos por oito anos e também estão proibidos de contratar com o poder público por 10 anos. As informações foram divulgadas nesta quarta-feira pelo Ministério Público Federal.


Segundo o MPF, o ex-parlamentar pelo PFL-BA (atual DEM), Coriolano Sales, recebia propina dos empresários para aprovação de emendas parlamentares para a aquisição de unidades móveis de saúde em diferentes municípios da Bahia. Após a aprovação das emendas, segundo o Ministério Público, os recursos da licitação para comprar as unidades era desviado pelo então deputado, seu assessor e os empresários envolvidos.


Além de ter os direitos políticos suspensos, Coriolano e seu ex-assessor, Brito Carvalho, devem perder as funções públicas, caso estejam exercendo, pagar 5 mil reais como multa e mais 5 mil a título de dano moral coletivo. Ambos ainda foram condenados ao pagamento solidário – quando os condenados têm que dividir o pagamento da quantia – de R$ 17.540.


Também foram condenados os empresários empresários Darci José Vedoin, Luiz Antônio Trevisan Vedoin e Ronildo Pereira de Medeiros. Todos os condenados já entraram com recurso na Justiça contra a decisão


Operação Sanguessuga

Palavras-chave: direito penal máfia dos sanguessugas

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/justica-condena-5-envolvidos-na-mafia-dos-sanguessugas-na-bahia

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid