Juiz de execuções penais do mensalão é substituído

Mudança atende a pressão feita pelo presidente do STF que estava insatisfeito com o comportamento de Vasconcelos

Fonte: Exame

Comentários: (3)




A execução das penas do processo do mensalão mudou de mãos. O juiz titular da Vara de Execuções Penais do Distrito Federal, Ademar de Vasconcelos, foi trocado pelo juiz substituto Bruno André Silva Ribeiro no comando da execução das penas. A mudança atende a pressão feita pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, que estava insatisfeito com o comportamento de Vasconcelos, conforme reportagem do jornal O Estado de S.Paulo na edição deste domingo (24). A mudança foi consumada neste domingo.


Uma das primeiras decisões de Bruno Ribeiro foi estabelecer regras para que o ex-presidente do PT José Genoino pudesse cumprir prisão domiciliar a partir deste domingo após deixar o Instituto de Cardiologia do Distrito Federal, onde foi submetido a perícia médica. Genoino permanecerá em prisão domiciliar até que o ministro Joaquim Barbosa analise o resultado da perícia sobre o estado de saúde do ex-deputado. Uma junta médica examinou no sábado o ex-presidente do PT, mas não divulgou suas conclusões. Genoino teve alta na manhã deste domingo.


De acordo com informações obtidas pela reportagem, na semana passada integrantes da cúpula do Tribunal de Justiça do Distrito Federal se reuniram com integrantes da Presidência do Supremo para tratar de Ademar Vasconcelos. Procurado pelo jornal, o magistrado disse que cumpria "voto de silêncio" e recusou-se a falar sobre o assunto.


Barbosa não escondeu a insatisfação com Ademar Vasconcelos desde o início. O presidente do STF atribuiu ao juiz do DF a responsabilidade pela demora na concessão de prisão domiciliar a Genoino. De acordo com a assessoria do STF, Ademar de Vasconcelos teria dito que o estado de saúde do ex-deputado era bom. Horas depois, Genoino sentiu-se mal e foi transferido para o hospital.


A presidência do STF reclamou também de Genoino ter dado entrevista à revista Isto É, publicada neste sábado (23). Um dos assessores de Joaquim Barbosa disse, ironicamente, que em breve Ademar de Vasconcelos permitiria uma entrevista coletiva dentro do presídio da Papuda.


Bruno Ribeiro é considerado pelo STF como "mais sério" e mais rígido. No passado, por exemplo, Ribeiro negou pedidos de entrevista do contraventor Carlos Cachoeira quando este esteve preso por suas relações com o jogo ilegal.


Além disso, Barbosa mantinha relação mais afinada com Ribeiro. Quando o presidente do STF expediu os mandados de prisão dos condenados do mensalão, ele telefonou para Ribeiro para avisá-lo. Oficialmente, ele estava de férias, mas retornou ao trabalho após o chamado do ministro. O titular estranhou a participação do colega no processo e ouviu dele a explicação de que foi acionado por Barbosa.

Palavras-chave: mensalão direito penal juiz substituto

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/juiz-de-execucoes-penais-do-mensalao-e-substituido

3 Comentários

JOS? ANTONIO VOLTARELLI advogado25/11/2013 23:22 Responder

Não vejo nenhuma irregularidade, se de fato, ticar comprovado que foi substituído o Juiz da Execução Penal no caso do \\\"mensalão\\\", até porque se o Magistado não está cumprindo suas funções a contento, cabe ao órgão fiscalizador tomar a providências cabíveis, e, se existia demora na execução dos mensaleiros, o órgão competente , tomou as providências cabíceis, substituíndo-o, nada mais do que correto.

José Roberto Func. Público e Bacharel em Direito.26/11/2013 19:02 Responder

Considero que substituição como a de agora deveria servir de exemplo aos demais magistrados deste Brasilzão que quase não fazem nada nas varas onde são lotados. Principalmente no interior!!! É um verdadeiro caos, e, se algumas das partes ou os patronos delas reclamam deles, sem sombra de dúvidas, passam a ser eternos perseguidos na comarca onde os tais juízes militam, então, estamos jogados ás cobras literalmente.

henrique advogado27/11/2013 4:14 Responder

Às vezes um \\\"escândalo\\\" soluciona uma questão de ordem. Portanto devemos em certas ocasiões, com bom senso, escandalizar.

Conheça os produtos da Jurid