Jornalista americano depõe sobre espionagem de cidadãos brasileiros

A partir dos dados vazados por Edward Snowden, colunista do The Guardian revelou esquema de monitoramento montado pelo governo dos Estados Unidos

Fonte: Agência Câmara

Comentários: (0)




O jornalista americano Glenn Greenwald, colunista do jornal britânico The Guardian que revelou o esquema de espionagem do governo americano com base em informações do ex-técnico da Agência Nacional de Segurança (NSA) Edward Snowden, será hoje em audiência pública conjunta da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara e da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado.


Greenwald vai falar sobre a rede de espionagem montada em Brasília pelo Governo dos Estados Unidos para o monitoramento de e-mails e ligações telefônicas de organizações e cidadãos brasileiros.


O jornalista vive no Rio de Janeiro há oito anos. Em maio, publicou uma matéria no The Guardian sobre a existência de uma ordem judicial secreta que permitia à NSA monitorar milhões de registros telefônicos nos Estados Unidos. A reportagem deu origem a toda a discussão sobre o monitoramento de comunicações pelos EUA.


Espionagem de brasileiros


No dia 7 de julho, reportagem do jornal O Globo revelou que a espionagem teria atingido também o Brasil. Segundo a matéria, milhões de telefones e e-mails de cidadãos brasileiros teriam sido monitorados, a partir de uma base de espionagem por satélite em Brasília, que teria funcionado pelo menos até 2002. Os escritórios da Embaixada do Brasil em Washington e da missão brasileira nas Nações Unidas também teriam sido alvos de espionagem.

Palavras-chave: jornalista depoimento espionagem brasileiros revelação

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/jornalista-americano-depoe-sobre-espionagem-de-cidadaos-brasileiros

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid