Inspeção do CNJ constata falta de presídios para mulheres no interior de Rondônia

As mulheres acabam cumprindo pena em celas improvisadas de prédios construídos para serem cadeias públicas

Fonte: UOL

Comentários: (0)




O CNJ (Conselho Nacional de Justiça) constatou a falta de presídios para abrigar mulheres no interior do Estado de Rondônia, o diagnóstico foi feito pelo coordenador do Mutirão Carcerário o juiz Domingos Lima Neto, que inspecionou, na semana passada, as unidades prisionais de sete dos principais municípios do interior: Ariquemes, Cacoal, Jaru, Ji-Paraná, Ouro Preto d´Oeste, Presidente Médici e Rolim de Moura.


Segundo Lima Neto, mulheres acabam cumprindo pena em celas improvisadas de prédios construídos para serem cadeias públicas. “Muitas vezes, elas ficam dentro de presídios masculinos. Em alguns casos, as celas femininas são separadas dos detentos por uma parede”, explica.


As inspeções do mutirão carcerário não encontraram separação das apenadas por regime (fechado, semiaberto), o que contraria a Lei de Execução Penal. Em Rolim de Moura, as presas ficam em duas celas improvisadas onde era para ser a enfermaria do complexo.O Mutirão Carcerário continua as inspeções ao sistema carcerário de Rondônia até o fim desta semana.

Palavras-chave: Pena; Cumprimento; Cela; Estrutura; Separação; Rondônia

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/inspecao-do-cnj-constata-falta-de-presidios-para-mulheres-no-interior-de-rondonia

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid