Homem que praticou cobrança vexatória em público é condenado a indenizar supostos devedores por dano moral

Cada um dos autores será indenizado moralmente em R$ 800 reais pela cobrança vexatória

Fonte: TJPR

Comentários: (0)




Um homem (suposto credor de uma dívida) que praticou cobrança vexatória em público – ocasião em que proferiu palavras de baixo calão – foi condenado a indenizar um homem e uma mulher (seus supostos devedores) que se sentiram ofendidos. Cada um deles receberá R$ 800,00 a título de indenização por dano moral.


Essa decisão da 1.ª Turma Recursal dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais do Paraná reformou parcialmente (apenas para reduzir o valor da indenização) a sentença do Juizado Especial Cível da Comarca de Jaguariaíva.


O relator do recurso, juiz Leo Henrique Furtado Araújo, assinalou em seu voto: "In casu, ainda que o réu fosse credor dos autores, como alega, da forma como agiu, extrapolou os limites do razoável e abusou no uso do direito. A alegação do recorrente acerca de exercício regular do direito não merece acolhimento ante o disposto nos artigos 187 do Código Civil: ‘Também comete ato ilícito o titular de um direito que, ao exercê-lo, excede manifestamente os limites impostos pelo seu fim econômico ou social, pela boa-fé ou pelos bons costumes'."

 

Recurso Inominado nº 2012.0003104-8/0

Palavras-chave: Indenização; Danos morais; Cobrança vexatória; Humilhação

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/homem-que-praticou-cobranca-vexatoria-em-publico-e-condenado-a-indenizar-supostos-devedores-por-dano-moral

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid