Governo quer levar ensino do xadrez a escolas de todo o país

O ensino do jogo de xadrez nas escolas do ensino fundamental de Recife, Belo Horizonte, Campo Grande, Teresina, Brasília, Rio de Janeiro e Curitiba está ajudando a melhorar a aprendizagem, a memorização, o raciocínio e a criatividade dos alunos.

Fonte: Globo Online

Comentários: (1)




O ensino do jogo de xadrez nas escolas do ensino fundamental de Recife, Belo Horizonte, Campo Grande, Teresina, Brasília, Rio de Janeiro e Curitiba está ajudando a melhorar a aprendizagem, a memorização, o raciocínio e a criatividade dos alunos. Os ministérios da Educação e do Esporte vão fazer parcerias com os estados e municípios para estender a atividade às escolas públicas de todo o país.

As crianças de Niterói, no Rio de Janeiro, já utilizam o xadrez para melhorar o aprendizado desde o início do ano. O coordenador do projeto na cidade, José Costa, diz que o jogo ajuda os alunos.- O ensino de xadrez na escola para melhorar o aprendizado é um movimento mundial.A criança exercita o raciocínio abstrato e espacial, melhora a concentração. Ao exercitar essas habilidades, a criança mais cedo ou mais tarde melhora o seu desempenho na escola - afirma Costa.

Em Niterói, o xadrez é ensinado em 20 escolas regularmente. José Costa lembra que as crianças que estudam no período da manhã ficam uma hora a mais na escola para desenvolver a prática. Já as que estudam no turno vespertino chegam uma hora mais cedo para participar da aula de xadrez. Os instrutores do jogo também trabalham em outros horários de acordo com o interesse da diretoria da escola, informa o coordendor.

Ana Beatriz Bezerra, coordenadora pedagógica do Centro Municipal de Otimização da Aprendizagem de Niterói, trabalha com alunos que têm defasagem entre a idade e o ano de escolaridade. Ela destaca outros benefícios do xadrez na escola . "As crianças aprendem a respeitar regras, limites do jogo e limites sociais além do convívio. Eles aprendem a assumir seus atos e que na vida tudo tem uma conseqüência. A estratégia de pensamento muito mais avançada e eficaz, a capacidade instintitiva, a memória e principalmente, a atenção. A gente ensina as crianças que o xadrez é como a vida e a vida é como o xadrez", explica.

A aluna Jéssica Marques, de 12 anos, conta que gosta de jogar xadrez. "É muito bom jogar. Melhora o raciocínio e os alunos se envolvem bastante quando são organizados campeonatos de xadrez. Nós ficamos envolvidos com o xadrez e fazemos menos bagunça na sala de aula" afirma Jéssica.

O xadrez é um jogo antigo, que pode ter sido criado entre 961 A.C a 922 A.C mas que só chegou ao Brasil em 1808 quando Dom João VI trouxe um livro sobre o assunto para a Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro.

Os estados e municípios interessados em lançar o ensino do jogo de xadrez no início do ano letivo de 2005 podem obter informações no Ministério da Educação ligando para os números (61) 21 04 8650; (61) 21 04 92 10, (61) 21 04 8507, e (61) 21 04 85 17.

Palavras-chave:

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/governo-quer-levar-ensino-do-xadrez-a-escolas-de-todo-o-pais

1 Comentários

LUIS FERNANDO DE SOUSA EDUCADOR08/12/2004 23:32 Responder

Minha filha de 10 anos começou a jogar xadrez com 9 anos de idade. Realmente foi excelente para o seu desenvolvimento intelectual. Hoje, ela joga melhor do que eu. "O discípulo superou o mestre".

Conheça os produtos da Jurid