Falso advogado é flagrado em atuação

Número de registro na OAB pertencia a outro profissional. O falso advogado poderá responder pelos crimes de falsidade ideológica, falsificação de documentos e estelionato

Fonte: TJRN

Comentários: (3)




Durante uma audiência preliminar sobre lesão corporal leve, na última quinta-feira (29), no Juizado Criminal (Jecrim) de Parnamirim, foi detectada a atuação irregular de uma pessoa que se dizia profissional, registrado na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Ao solicitar a apresentação da carteira que permite o exercício da advocacia, a juíza Ana Cláudia Braga, titular daquela unidade, recebeu o documento e determinou que fosse realizada consulta no Sistema de Automação da Justiça (SAJ). Ficou constatado que o número presente na carteira pertencia a outro advogado e que o nome dele não constava na relação de advogados habilitados para atuar.


O suspeito alegou à magistrada que devia estar havendo algum engano, pois além de ser pós-graduado é professor do curso de Direito em uma faculdade de Natal. Realmente, estas informações procedem, mas ele não foi aprovado no Exame de Ordem. Consultada, a OAB informou que esta pessoa não é habilitada para o exercício profissional e que a carteira é falsa. Informou ainda que na realidade o suspeito é bacharel na área e presta assessoramento a um escritório de Construção Civil.


O homem pode responder pelos crimes de Falsidade Ideológica, Falsificação de Documentos e Estelionato, que juntos somam pena superior a 16 anos. O suspeito se apresentara como advogados das vítimas. De acordo com a juíza Ana Cláudia Braga, não houve prejuízo às partes envolvidas na audiência preliminar, pois ocorreu composição civil entre elas, com a presença de representante do Ministério Público. O acordo foi homologado.

Palavras-chave: Falso Advogado Crime Prisão OAB

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/falso-advogado-e-flagrado-em-atuacao

3 Comentários

Carlos Alberto Diniz Bacharel em Direito02/09/2013 22:42 Responder

Talvez o pretenso advogado estivesse protestando contra o alto custo da inscrição para o Exame da OAB e as sempre presentes \\\"pegadinhas\\\" de suas provas, o que deve, na visão dele, o pretenso advogado, ter atrapalhado a sua aprovação naquele Exame. Afinal de contas, agora é moda protestar contra as Instituições. EM TEMPO: talvez a Rede Globo consideraria o pretenso advogado um \\\"vândalo\\\" atrapalhando o legítimo direito dos \\\"interneteiros\\\" de se manifestarem...

PAULO ROBERTO CONCEIÇÃO advogado 03/09/2013 12:26

Meu caro Bacharel, vc esta começando mal a profissão que pretende abraçar, pois como dizia o celebre jurista \\\" a profissão de advogado não é feito para covardes\\\", sendo que a primeira regra básica é cumprir as Normas juridicas, e não criticar a Instituição a que pertence a OAB \\\"lembrete\\\" importante para se tornar um bom profissional.

moacyr barreto advogado03/09/2013 12:49 Responder

caro Bacharel, estude ,estude, estude....

Bassem de Moura Mestou Advogado03/09/2013 21:54 Responder

Caro pretenso colega, quando passares a utilizar os conselhos dos colegas acima e cansar de estudar, estude ainda mais, mais e mais, posto a nossa gloriosa ordem ser merecedora de bravos guerreiros, autônomos, independentes e sérios, cientes da função e responsabilidade social que exercem na sociedade, protegendo acima de tudo o estado democrático de direito e as leis.

Conheça os produtos da Jurid