Ex-deputada estadual é absolvida da acusação de peculato

O desembargador entendeu que os fatos narrados na denúncia não indicam a probabilidade de existência de autoria e de crime praticado pela denunciada

Fonte: TJMA

Comentários: (1)




A 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) julgou improcedente denúncia apresentada pelo Ministério Público Estadual e absolveu sumariamente a ex-deputada estadual e atual Prefeita municipal de Lago da Pedra/MA, Maura Alves de Melo Ribeiro, conhecida como Maura Jorge, acusada da suposta prática do crime de peculato.


O Ministério Público alegou que Maura Jorge, no exercício do mandato legislativo, praticou irregularidade ao nomear uma servidora para ocupar cargo em Comissão de Assessora Parlamentar na Assembleia Legislativa, sem o conhecimento e consentimento desta, durante o período de 1º de fevereiro de 1999 a 03 de fevereiro de 2003.


Ao proferir o voto, o relator, desembargador Raimundo Melo, entendeu que os fatos narrados na denúncia não indicam a probabilidade de existência de autoria e de crime praticado pela denunciada. O relator ressaltou ainda que não houve comprovação preliminar de que a nomeação da servidora foi feita sem o seu consentimento, ou mesmo se a nomeada não trabalhou naquela Casa Legislativa; muito menos que não recebeu os vencimentos advindos da nomeação, portanto, não podendo associar a conduta da denunciada ao crime de peculato, previsto no art. 312 § 1º do Código Penal Brasileiro.

Palavras-chave: Peculato; Denúncia; Autoria; Absolvição; Acusação

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/ex-deputada-estadual-e-absolvida-da-acusacao-de-peculato

1 Comentários

Junior comerciante15/03/2011 16:44 Responder

Gostaria de entender aonde essa ex deputada e prefeita Maura Jorge arranjar tanta força e garra pra enfrentar tudo isso. Acompanha a trajetória de mesma a anos, ela sempre foi muito perseguida por todos, seja por ex governadores,deputados, prefeitos..e o mais interessante é que ela nunca se abate e volta cada vez mais forte na cena política maranhense e de Brasilia. Nesse caso específico, soube que foi uma arapuca que a oposição da prefeita armou contra a mesma,comprando por uma grana altíssima a empregada citada para que ela forjasse nunca saber de nada e depôr contra a deputada .Justiça é Justiça

Conheça os produtos da Jurid