Estado e município devem custear cirurgia de bebê

O Município de Sorriso (420km a norte de Cuiabá) e o Estado de Mato Grosso deverão providenciar com urgência a realização de cirurgia pediátrica de alta complexidade, sob neuromonitorização, à uma criança três meses de idade, portadora de grave enfermidade denominada mielomeningoceli lombossacral.

Fonte: TJMT

Comentários: (0)




O Município de Sorriso (420km a norte de Cuiabá) e o Estado de Mato Grosso deverão providenciar com urgência a realização de cirurgia pediátrica de alta complexidade, sob neuromonitorização, à uma criança três meses de idade, portadora de grave enfermidade denominada mielomeningoceli lombossacral. Conforme atestado médico, a menor deve ser submetida ao procedimento cirúrgico até os seis meses de vida. A determinação foi proferida pelo juiz substituto da Segunda Vara da Comarca daquele município, Wanderley José dos Reis, que acatou ação cível pública com obrigação de fazer, requerida pelo Ministério Público Estadual (MPE), com pedido de antecipação de tutela e multa cominatória, visando proteger direito individual indisponível do menor impúbere.
 

Conforme a decisão, a cirurgia deverá ser realizada em hospital da rede pública (SUS) ou, à falta deste, na rede privada dentro ou fora do Estado, onde estiver disponível o tratamento médico. Município e Estado deverão oferecer condições para a permanência de um dos pais junto ao paciente e disponibilizar recursos para os deslocamentos através de ajuda de custo e meio de transporte adequado, até a unidade de saúde, sob pena de multa diária de R$ 5 mil.
     

Segundo o magistrado, as alegações do MPE estão fundamentadas em documentos que provam a enfermidade e a gravidade do quadro clínico. “Também ficou demonstrado nos autos que a situação narrada persistiu, o que demonstrou a necessidade do atendimento médico”, observou. Para o juiz, a medida se fez necessária para a manutenção da saúde e da vida da criança diante do risco de dano irreparável ou de difícil reparação. “A medida não poderia ser postergada ao exame final da lide, sob pena de se impor situação de insustentável degradação, com risco de morte ao paciente”.
 

Palavras-chave: mielomeningoceli lombossacral cirurgia pediátrica

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/estado-e-municipio-devem-custear-cirurgia-de-bebe

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid