Em parecer ao STF, Janot pede que Genoino volte para prisão domiciliar

Em parecer enviado ao STF, procurador-geral afirma temer falta de atendimento médico na Papuda

Fonte: STF

Comentários: (2)




Nesta quarta-feira (4), o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, enviou ao STF (Supremo Tribunal Federal) parecer favorável ao regime de prisão domiciliar para o ex-deputado José Genoino. De acordo com o procurador, Genoino deve voltar a cumprir pena em casa enquanto estiver com a saúde debilitada. Ele foi condenado a quatro anos e oito meses de prisão em regime semiaberto na Ação Penal 470.


No documento, Janot afirmou ter dúvidas sobre as garantias de que Genoino terá atendimento médico adequado no Presídio da Papuda, no Distrito Federal, onde está preso.  No documento, o procurador afirma que o Estado tem o dever de garantir a integridade física do preso.


“Emerge razoável dúvida quanto à possibilidade de o sentenciado cumprir pena, sem riscos substanciais à sua vida e saúde, no já naturalmente estressante ambiente carcerário. Ante o exposto, o Ministério Público Federal manifesta-se pela reforma da decisão agravada, para que seja conferido ao sentenciado o benefício da prisão domiciliar humanitária, enquanto persistir a debilidade de saúde ora apresentada”, afirmou Janot.


Após determinação do presidente do STF, ministro Joaquim Barbosa, José Genoino voltou a cumprir pena na Papuda no mês passado. A decisão foi tomada após Barbosa receber laudo do HUB (Hospital Universitário de Brasilia). No documento, uma junta médica concluiu que o estado de saúde do ex-parlamentar não era grave.


Segundo os médicos, o quadro de saúde de Genoino não justifica tratamento diferenciado. “Não se expressa no momento a presença de qualquer circunstância justificadora de excepcionalidade e diferenciada do habitual para a situação médica em questão, visando ao acompanhamento e tratamento do paciente em apreço”, afirmou o laudo.


O advogado do ex-parlamentar, Luiz Fernando Pacheco, defende que ele cumpra prisão domiciliar definitiva. De acordo com o advogado, Genoino sofre de cardiopatia grave e não tem condições de cumprir pena em um presídio, por ser “paciente idoso, vítima de dissecção da aorta”. Para ele, o sistema penitenciário não tem condições de oferecer tratamento médico adequado ao ex-parlamentar.


Genoino teve prisão decretada em novembro do ano passado e chegou a ser levado para a Papuda. Mas, por determinação de Barbosa, ganhou o direito de cumprir prisão domiciliar temporária até abril. Durante o período em que ficou na Papuda, o ex-deputado passou mal e foi levado para um hospital particular.

Palavras-chave: prisão domiciliar josé genoíno mensalão direito penal

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/em-parecer-ao-stf-janot-pede-que-genoino-volte-para-prisao-domiciliar

2 Comentários

Elisa de J Advogada06/06/2014 12:34 Responder

Eis porque o Ministro Joaquim Barbosa decidiu se aposentar do Judiciário brasileiro! Penso eu que, sozinho, ele ficaria maniatado, refém de todos os demais que com ele decidiram nada somar. Pobre \\\"Genoíno\\\", tão fraquinho, a ponto de necessitar da proteção \\\"isenta\\\" do Dr. Janot. É este o maior \\\"custo brasil\\\". Com letra minúscula, faço questão!!! Falta terem pena do Marcolo, do Fernandinho Beira Mar, etc. O povo brasileiro é que deveria estar cumprindo pena atrás das grades: todos nós!

Gilberto E sua profissão06/06/2014 22:48 Responder

Adivinhem quem indicou ele como Procurador da República? E alguém, em sã consciência, acha que ele iria contra algum membro do PT?? Em razão a \\\"pareceres\\\" como este que levaram o Ministro Joaquim Barbosa a requerer sua precoce aposentadoria. É, definitivamente, o fim da JUSTIÇA!

Conheça os produtos da Jurid