Diplomação de Dilma Rousseff está marcada para as 17h de amanhã

Os diplomas que serão entregues aos eleitos atestam a vitória nas urnas e os tornam aptos a serem empossados no cargo que conquistaram

Fonte: TSE

Comentários: (0)




Às 17h desta sexta-feira (17/12), terá início a cerimônia de diplomação da nova presidente da República, Dilma Rousseff, e de seu vice, Michel Temer. A solenidade será no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com participação restrita aos convidados: aproximadamente 250 pessoas, entre autoridades, familiares e amigos, sendo que somente 100 deles ficarão no Plenário, devido à limitação do espaço. Os demais convidados assistirão à cerimônia no auditório do TSE, no segundo andar do edifício-sede.


As primeiras autoridades a ocuparem seus lugares no Plenário serão os ministros da Corte. Em seguida, o presidente do TSE, ministro Ricardo Lewandowski, fará a abertura da sessão solene, que tem previsão de durar cerca de uma hora. A partir de então, Dilma Rousseff e Michel Temer entrarão no Plenário e ouvirão, junto com os convidados, a execução do Hino Nacional.


No próximo passo, o ministro Lewandowski entregará o diploma à presidente eleita e, em seguida, ao seu vice. Dilma Rousseff deverá fazer um breve discurso e logo após o presidente do TSE encerrará a sessão solene, também com um rápido pronunciamento. Os diplomados receberão os cumprimentos em salão ao lado do Plenário.


Os diplomas que serão entregues aos eleitos atestam a vitória nas urnas e os tornam aptos a serem empossados no cargo que conquistaram. No caso da presidente e de seu vice, a posse será no dia 1º de janeiro de 2011, no Congresso Nacional.


Cobertura jornalística


A credencial permanente de imprensa do Palácio do Planalto não dará acesso ao tribunal. Aqueles que pediram o credenciamento ao TSE prévio têm até esta quinta-feira (16) para retirar a credencial. Elas estão sendo entregues na sala 126 do Edifício Sede do TSE até as 18h.


Em virtude da extrema limitação de espaço físico no Plenário, apenas os fotógrafos terão acesso ao local da cerimônia. A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) irá transmitir ao vivo a solenidade. As demais emissoras, públicas ou privadas, poderão captar o sinal de televisão.


Os profissionais da imprensa poderão ocupar uma área preparada para a cobertura jornalística, no térreo do edifico-sede do Tribunal. No local, haverá mesas de trabalho, acesso à internet e ambiente com cadeiras e um telão que transmitirá a cerimônia. Não será permitida a entrada no prédio do TSE.


Só terão acesso às proximidades do Tribunal os veículos de imprensa de empresa que fizeram essa solicitação no ato do credenciamento, que terminou no último dia 10. A regra vale para os automóveis que irão transportar os profissionais e para motoqueiros que virão buscar material. Da mesma forma, as emissoras de TV que informaram interesse em instalar carros de link poderão fazê-lo em local destinado a esse fim.

Palavras-chave: Diplomação; Dilma Roussef; Michel Temer; Solenidade

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/diplomacao-de-dilma-rousseff-esta-marcada-para-as-17h-de-amanha

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid