Dia do Consumidor

Telefônica volta a liderar ranking de reclamações do Procon-SP

Fonte: Folha de São Paulo

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As cobranças indevidas lideraram o ranking de reclamações dos consumidores na Fundação Procon de São Paulo, segundo a lista divulgada nesta terça-feira.


Esse item respondeu por 28% das queixas fundamentadas --8.855 de um total de 31.509. Esse número se refere às demandas dos consumidores que não foram solucionadas na fase preliminar, resultando na abertura de um processo administrativo.


"É comum que as empresas, ao formarem um novo cadastro, não deletem o cadastro antigo, com a geração de um boleto em duplicidade", exemplifica Eloisa de Sousa Arruda, secretária estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania, ao qual o órgão está ligado.


Em seguida aparecem vício de produtos (mercadorias entregues com defeitos), problema identificado em 5.510 casos, e problemas com entrega (2.658).


A Telefônica lidera novamente o ranking de reclamações dos consumidores em 2010, com o Itaú Unibanco repetindo também o segundo lugar obtido em 2009.


Segundo Arthur Lencioni Góes, diretor-executivo do Procon-SP, "houve uma mudança na postura" da Telefônica, graças à divulgação do ranking e à ação do órgão, levando a empresa a responder por apenas 10% das queixas no ano passado. Em 2009, eram 37%.


"Os problemas vinham crescendo de maneira extraordinária. Houve um intenso processo de reuniões [com a Telefônica] para trabalhar a raiz dos problemas", completa.


O Bradesco passou da sétima posição para a terceira e a Samsung pulou da 20ª para a quarta colocação. Já a Claro subiu um degrau e agora aparece como a quinta empresa com o maior número de reclamações.


A Eletropaulo seguiu o caminho inverso, caindo da terceira para a sexta colocação, mas ainda assim deixou de atender 71,1% das reclamações. O número só não é maior --considerando a lista com as dez empresas que estão no topo do ranking-- do que o do Santander (79,1%). Além de cobranças indevidas, a distribuidora recebeu muitas queixas referentes a danos a equipamentos devido aos apagões.


RANKING DE RECLAMAÇÕES EM 2010


1 - Telefônica - 3.137


2 - Itaú Unibanco - 1.708


3 - Bradesco - 1.154


4 - Samsung - 982


5 - Claro - 934


6 - Eletropaulo - 863


7 - Sony Ericsson - 810


8 - LG Eletronics - 780


9 - Santander - 695


10 - Net - 692

 

PERCENTUAL DE RECLAMAÇÕES NÃO ATENDIDAS


1 - Santander - 79,1%


2 - Eletropaulo - 71,1%


3 - Itaú Unibanco - 51,7%


4 - Sony Ericsson - 47,7%


5 - Bradesco - 45,2%


6 - Net - 43,2%


7 - LG Eletronics - 41,2%


8 - Telefônica - 27,5%


9 - Claro - 23,9%


10 - Samsung - 11,6%

 

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