Defesa do ex-presidente Lula pede suspeição de desembargador da Operação Lava Jato

Advogados do ex-presidente disseram ter movido ação nesta terça (18). Eles já haviam pedido para magistrado esclarecer relação com Moro.

Fonte: G1

Comentários: (2)




Os advogados Cristiano Zanin Martins e Roberto Teixeira, responsáveis pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, informaram ter movido uma ação nesta terça-feira (18) na qual pedem que o desembargador João Pedro Gebran Neto se declare suspeito de julgar os processos referentes à Operação Lava Jato na segunda instância por manter suposta relação com o juiz federal Sérgio Moro.


Segundo a assessoria dos advogados, o pedido foi feito nesta terça ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), com sede em Porto Alegre (RS).


A defesa de Lula já havia pedido ao desembargador que esclarecesse eventual relação com Moro, mas o TRF-4 negou o pedido dos advogados.


"Na condição de advogados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, fizemos nesta data (18/10) o protocolo de incidente chamado 'exceção de suspeição' em relação ao desembargador federal João Pedro Gebran Neto, do Tribunal Regional Federal da 4ª. Região (TRF4) — relator prevento para o julgamento das exceções de suspeição do juiz federal Sérgio Fernando Moro que também foram apresentadas por Lula", diz a nota divulgada por Cristiano Zanin Martins e Roberto Teixeira.


Atualmente, o ex-presidente Lula é réu em três processos na Justiça – do Distrito Federal e do Paraná – e alvo de dois inquéritos no Supremo Tribunal Federal (STF).


Em uma dessas ações, por exemplo, o petista é acusado de tentativa de obstrução da Operação Lava Jato por suposta tentativa de impedir que o ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró fechasse acordo de delação premiada. Lula nega as acusações.


Na nota divulgada nesta terça, os advogados do ex-presidente, ao pedir a suspeição do desembargador João Pedro Gebran Neto, destacam que "amizade íntima com a parte é causa expressa na lei para o conhecimento da suspeição".


"O desembargador federal João Pedro Gebran Neto poderá reconhecer sua suspeição e nesta hipótese ordenará a redistribuição dos incidentes processuais em que o juiz federal Sergio Fernando Moro figure como parte [...] ou, então, deverá suspender o julgamento desses incidentes até solução da exceção de suspeição [...], que deverá ser distribuída a um relator e será julgado pela Corte Especial do TRF4", completam os responsáveis pela defesa de Lula.

Palavras-chave: Operação Lava Jato Lula Segunda Instância Sergio Moro João Pedro Gebran Neto

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/defesa-do-ex-presidente-lula-pede-suspeicao-de-desembargador-da-operacao-lava-jato

2 Comentários

Francisco Antônio Carvalho Aposentado18/10/2016 19:24 Responder

O advogados do Lula já afirmaram que o Juiz Sérgio Moro é suspeito para julgar. Agora o Desembargador é suspeito por ter relações com o Juiz. Na próxima o Ministro é suspeito por ter relações com o Desembargador. É assim vai. Daqui a pouco o Poder Judiciário é suspeito. Onde vai parar? Será necessário convocar a Suprema Corte Americana para julga-lo. Só que ele será condenado com base na Lei Amerícana, e será PENA DE MORTE ou PRISÃO PERPÉTUA. E o Brasil ficará feliz. Todos sorrindo.

SUZANA MARIA BARBERIO BOGDAN dona de casa18/10/2016 21:55 Responder

Lula deve estar nadando em dinheiro, pra sustentar por tanto tempo esses advogados... Eles podem fazer de tudo para protelar a prisão do Lula, mas, mais dia menos dia, ele vai para o xadrez, para lá pagar por todo o mal que fez a Nação... Engraçado que, justo ele que sempre afirmou, que só pobre ia pra cadeia, hoje esperneia, quando a Lei pune os poderosos... Lula... pare de jogar dinheiro fora !!! Zé Dirceu está te esperando, pra acertar as contas com você... Lá finalmente você poderá afirmar de verdade: " Cumpanheiro, tamu junto!!!"

Conheça os produtos da Jurid